Foto: Divulgação
O Programa Escola Viva, que repassa verbas para manutenção predial de instituições de ensino, completou seu terceiro ano em 2019. O Escola Viva viabilizou R$ 5,5 milhões para reparos de pintura, revisão elétrica e hidráulica, troca de telhado e demais adequações em 163 escolas e 148 Cmeis da capital, totalizando 311 unidades educacionais. O programa é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) de Goiânia.
Todas as instituições de ensino (exceto convênios parciais) que possuem Conselho Gestor receberam o repasse de verbas. São pais, professores e servidores administrativos que compõem o Conselho, responsável por fiscalizar a aplicação dos recursos destinados para as unidades.
De acordo com a Prefeitura de Goiânia, exemplo dos benefícios que o Escola Viva leva a cada unidade de ensino é o Cmei Nossa Senhora Aparecida, localizado no Setor São Domingos, região Noroeste. A instituição passou por reformas no pátio, nos parquinhos para crianças da primeira infância e pré-escola, construção de rampas de acessibilidade, instalação de alambrados no estacionamento, aplicação de cerâmica nas áreas externas, construção de calçada, pintura geral, reforma dos banheiros e a construção de uma central de gás. O Cmei atende 120 alunos entre um e quatro anos de idade. Para a diretora da unidade, Walquíria Gomes, “houve uma mudança significativa nos espaços do Cmei, podemos dizer que é outro”.
Escola Viva 2020
Para 2020, a previsão inicial é de um investimento do mesmo orçamento do ano anterior. A diferença é que algumas escolas do governo estadual foram municipalizadas, sendo assim de responsabilidade da SME, e outras instituições estão em construção, com a retomada das onze obras. Para essas, assim que os Conselhos Gestores forem formados e registrados, haverá a liberação de novo recurso do Escola Viva.
Programa Escola Acessível
O Programa Escola Acessível é uma iniciativa de cunho federal que tem por objetivo promover condições de acessibilidade ao ambiente físico, recursos didáticos e pedagógicos e à comunicação e informação nas escolas públicas de ensino regular. Em Goiânia, além dos recursos do Governo Federal, a SME disponibiliza dentro do Escola Viva as verbas para as adequações físicas das unidades de ensino.
Em 2019, todas as unidades com Conselho Gestor receberam verbas do projeto. Uma delas é a Escola Municipal de Tempo Integral Professora Maria Nosídia Palmeiras das Neves, no Residencial Barravento, região Noroeste. A unidade passou por reformas de acessibilidade que contaram com colocação de piso tátil, corrimões e fitas antiderrapante, troca de vasos sanitários e bebedouros acessíveis. A escola atende cerca de 294 alunos, em dez agrupamentos dos Ciclos I e II do Ensino Fundamental.
*Com Informações da Prefeitura de Goiânia