O Prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, e a Secretária Municipal de Educação, Neyde Aparecida, realizam nesta sexta-feira (27), a partir das 19h30, a posse oficial dos novos diretores das escolas e centros municipais de educação infantil (Cmeis), no Teatro Madre Esperança Garrido, localizado no Setor Central. Ao todo, 174 gestores escolhidos pelas comunidades escolares, por meio de processo democrático, serão empossados para atuarem nas instituições da Rede Municipal de Educação (RME).

Além dos novos diretores e os reeleitos, o evento contará com a presença de vereadores e chefes de departamentos da Secretaria Municipal de Educação (SME). Os dirigentes assinam um termo de posse e assumem mandato até 2014, com a atribuição de administrar as unidades educacionais conforme estabelece o Regimento Escolar.

A Secretária Neyde Aparecida, considera importante o processo democrático nas instituições. “Participei na década de 80 da redemocratização de nosso País e, na época, já discutíamos também a democratização de nosso sistema educativo. A luta foi grande para que pudéssemos eleger nossos diretores de escolas e Goiânia foi pioneira nesse sistema”, destaca.

Perspectiva histórica

No começo da década de 80, no contexto de redemocratização política do país, tem início a implantação das eleições diretas para gestores nas escolas públicas em âmbito nacional. Com o tempo, o critério de escolha de diretores se torna realidade em grande número de municípios e estados, onde antes vigorava a nomeação política.

Da Assessoria de Imprensa