O estudante Ezequiel Pinheiro, 15 anos, é um dos muitos alunos que passaram pelo projeto Vida Saudável na Escola, da Escola Municipal Parque Santa Cecília, de Aparecida de Goiânia. O projeto desenvolvido pela professora de artes e psicóloga, Jeane Araújo, começou em 2015 e já ajudou centenas de alunos da instituição.

“Antes do projeto eu era um menino muito imperativo, batia nas pessoas e xingava demais. Eu desrespeitava muita gente e não ligava muito pra nada”. Os problemas vividos em casa afetavam a convivência de Ezequiel com os colegas na escola. 

“Eu não queria mais ficar em casa porque tinha muita briga e minha mãe era alcoólatra. Isso causou muita turbulência na minha vida, tive depressão e ansiedade. E quando a Jeane me convidou para esse projeto, eu me interessei”, contou.

Vida saudável na escola

A professora de artes é também psicóloga e não ficou alheia aos problemas emocionais dos estudantes que viu logo quando chegou à escola. Diante dos graves acontecimentos, portanto, Jeane se colocou à disposição para ajudar os estudantes com sua experiência em psicologia.

“Eu comecei a prestar atenção que muitos alunos estavam se cortando, alguns tentando o suicídio, com crises de ansiedade recorrentes, depressão, entre outros casos. E aí eu apresentei esse projeto para a diretoria da época”, contou.

As terapias em grupo ajudaram Ezequiel mudar a pessoa que estava se tornando. Ele ficou um ano no projeto, se lembra das conversas e que gostava de desabafar, tanto que “pegou um amor pela coisa”. 

“Ali eu tive um gatilho de que precisava mudar, porque para mim não estava certo [o comportamento agressivo]. Então eu tive um click de que era preciso mudar, depressão não era mais para mim, bater nas pessoas, xingar, ter discussões, isso mudou muito a minha mentalidade”, celebrou.

Terapia na escola

Vida Saudável na Escola (Foto: Sagres TV)

O projeto Vida Saudável na Escola existe desde 2015, mas foi fundamental em 2022, quando os alunos retornaram ao ambiente escolar após a pandemia de Covid-19. Jeane disse que “o ano foi muito difícil”. “Voltar para a escola foi um caos, é como se a gente estivesse começando tudo de novo”, destacou.

“[Havia] um desequilíbrio emocional muito grande, então nós intensificamos o projeto e começamos a atender em terapia de grupo. A última tabulação que a gente fez, vamos supor, de 100 alunos que estavam se cortando, 95 pararam, hoje eles estão totalmente curados. Dos que passaram pela gente, 99% estão hoje muito bem”, afirmou.

Além de fazer a diferença na vida dos alunos, o projeto gera benefícios também para a família. Mãe de uma aluna da escola, a dona de casa Carla Regina o acha maravilhoso.

“O projeto me ajuda bastante com a minha filha, com os probleminhas dela. É um projeto que acolhe muito, ela e eu como mãe. Então é maravilhoso, já ajudou várias crianças e está sendo uma diferença muito grande na minha vida e na vida da minha filha”, celebrou.

Apoio necessário

Por causa da presença da professora Jeane, que é psicóloga, a Escola Municipal Parque Santa Cecília, de Aparecida de Goiânia, é uma das poucas da rede pública de ensino que oferece esse apoio aos alunos. Jeane tem orgulho do trabalho e dos resultados que todos estão colhendo com a mudança emocional dos estudantes.

“É um projeto nosso, da nossa escola, dos nossos alunos e dos pais, porque a gente só pode ajudar nesse equilíbrio emocional se a gente tiver apoio de toda a escola, da família, da sociedade e também dos profissionais da saúde”, ressaltou.

Foto: Sagres TV

A profissional viu os benefícios do seu trabalho na vida do Ezequiel, que segundo ela, agora “é outra pessoa”. “Ele é um dos melhores alunos da escola, tem notas boas e é líder de sala para o lado positivo agora”, disse. O trabalho está deixando bons frutos na escola, por isso, a diretora Ronice Maria gostaria de ver esse apoio também nas outras unidades.

“A gente torce para que esse atendimento também se estenda às outras escolas, aos outros estudantes, para que eles também recebam esse olhar que os nossos alunos estão recebendo”, disse.

Programa Educação

A segunda temporada do Educação está recheada de temas sobre a escola do presente. Ensino antirracista, ambiental, sexual, financeiro, digital e muito mais. Quer descobrir se as escolas do país estão preparadas para essas novas habilidades e o que os profissionais da educação já estão fazendo para transmiti-las? É só acessar o canal do Sistema Sagres no YouTube! 

O projeto Vida Saudável na Escola, da Escola Municipal Parque Santa Cecília, de Aparecida de Goiânia, é apenas um dos vários casos de sucesso educacional que o programa já apresentou nas suas duas temporadas. 

Assista o programa temático sobre “educação socioemocional” na íntegra, que está cheio de depoimentos de professores sobre como eles lidam com a saúde mental dos estudantes nos dias atuais.

Leia mais: