Com a pandemia, os acidentes domésticos parecem ter ganhado um novo ”aliado”: o álcool em gel. E nem sempre é só em casa que eles acontecem na presença do produto.

Leia também: Cuidados com visão do bebê devem começar antes mesmo do nascimento, alerta oftalmologista

Indispensável contra a Covid-19, o álcool em gel, se estiver armazenado de maneira inadequada, pode colocar em risco a visão, como um ”ketchup”, em que o produto sai todo de uma vez quando a embalagem é pressionada, como alerta a oftalmologista Caroline Lima, em entrevista ao Sagres Em Tom Maior #448. Confira a entrevista na íntegra a seguir, a partir de 00:04:30

”Ele acaba desidratando na borda do orifício do dispensador, e quando se vai apertar pode haver uma explosão de álcool sobre o rosto. Temos percebido acidentes principalmente na córnea, como uma queimadura química que o álcool pode causar, e então há um quadro de dor intensa, de olho vermelho, deslocamento visual que é uma das principais queixas”, afirma.

Segundo a oftalmologista, no caso das crianças há uma preocupação ainda maior, porque nem sempre os pequenos esperam o álcool secar e já levam as mãos ao rosto. Além disso, a forma como o dispensador é disponibilizado também pode representar riscos. ”Muitas vezes os equipamentos ficam na altura dos olhos das crianças e o jato de álcool pode vir diretamente sobre os olhos”, alerta.

Um levantamento publicado na revista JAMA Opthalmology chama atenção para esse novo hábito de higiene, principalmente para quem tem crianças em casa. Os dados apontam que casos de acidentes e lesões oculares causadas pelo uso desse produto aumentaram sete vezes entre menores de 18 anos durante a pandemia.

Apesar dos riscos, se medidas forem tomadas rapidamente como lavar bem os olhos com água abundante, lesões mais graves podem ser evitadas. ”Desde que o paciente procure um atendimento especializado, principalmente nos primeiros momentos após o acidente. Como primeira medida, lavar os olhos com água corrente ou soro fisiológico, e logo em seguida procurar um serviço especializado no atendimento oftalmológico para receber os primeiros cuidados. É isso que define o quão grave será a lesão ou não”, esclarece.