A campanha “Elas por 40” vai levar água potável para 40 famílias no Quilombo Lage dos Negros, na Bahia. A comunidade do município baiano de Campo Formoso não têm acesso à água tratada e potável. Por isso, a Europa Purificadores lançou a campanha para adquirir os purificadores Aqualuz, que desinfectam água de cisternas via luz solar.

O número 40 faz alusão ao aniversário de 40 anos da Europa Purificadores. O Elas, por sua vez, surgiu da participação de uma rede de mulheres executivas e influentes na arrecadação de recursos para a compra dos dispositivos. 

Assim, a campanha “Elas por 40” envolve personalidades da área ambiental como a executiva da Europa Purificadores, Manuella Curti e a empreendedora ambiental, Anna Luisa Beserra. Então, essas mulheres e outras participantes realizaram um ensaio fotográfico para mobilizar a sociedade na campanha.

Carol Prates, Edith Bertoletti, Ester Neves, Jozi Lambert e Letícia Vidica são algumas das mulheres envolvidas na campanha (Fotos: Europa Purificadores)

Água potável

O último censo da população brasileira apontou que 6 milhões de pessoas estão sem abastecimento de água adequado no país. Mas a maior parte delas são pessoas de áreas rurais e remotas, locais em que as cisternas de captação de água de chuvas são muito comuns.

Apesar do acesso a água, as pessoas não sabem se aquela água é de qualidade, pois não passou por um tratamento. Por isso, a campanha quer levar o Aqualuz para a comunidade quilombola Lage dos Negros, da Bahia. 

 Dispositivo Aqualuz purifica água (Foto: ONU Meio Ambiente)

O dispositivo purifica a água da chuva por meio de radiação solar, com um dispositivo inserido que muda de cor quando o líquido está seguro para o consumo. O Aqualuz tem capacidade para descontaminar até 30 litros de água por dia.

Criada pela brasileira Anna Luisa Santos, a tecnologia venceu o Prêmio Jovens Campeões da Terra do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), em 2019. O Aqualuz tem baixo custo, fácil manutenção e durabilidade de 15 anos. A campanha “Elas por 40” está aberta e as doações podem ser realizadas pela plataforma Benfeitoria até o final de julho.

*Com CicloVivo

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 06 – Água limpa e saneamento.

Leia mais: