Representantes de partidos políticos, coligações, federações e demais entidades fiscalizadoras foram convidados a comparecer neste sábado (29) à sede do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) para participar do sorteio das urnas eletrônicas que serão auditadas pelos Testes de Integridade e de Autenticidade dos Sistemas.

O sorteio é coordenado pela Comissão de Auditoria do Sistema Eletrônico de Votação (CAVE), presidida pela juíza Viviane Silva de Moraes Azevedo. O evento é aberto ao público e acontece no auditório do Tribunal Pleno, a partir das 7h.

Ao todo, 27 urnas serão submetidas ao Teste de Integridade, na cidade de Goiânia, e outras 8 urnas, ao Teste de Autenticidade dos Sistemas Eleitorais, que acontece nas zonas eleitorais do estado.

Dentre as 27 urnas submetidas ao Teste de Integridade, duas serão auditadas com a utilização de biometria de eleitores. O projeto-piloto é uma inovação do Tribunal Superior Eleitoral para o ano de 2022.

O Teste de Integridade será realizado no espaço Congadas e Goyazes, localizado nas dependências do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região, no mesmo dia e horário das eleições. O projeto-piloto com biometria será realizado no segundo turno em seções eleitorais no Instituto Presbiteriano de Educação – IPÊ, situado na Rua T-49, nº 43, Setor Bueno, Goiânia.

No primeiro turno, o projeto foi realizado no Centro Educacional OMNI. Segundo o TRE, a alteração de local tem o intuito de oferecer a outros eleitores a oportunidade de participar do procedimento.

Leia mais: