Foto: Seduce
A Secretaria de Educação, Cultura e Esporte realiza nesta terça-feira (26), eleições para diretores nas escolas estaduais de Goiás. A votação será das 7h30 às 21h, em cada unidade escolar. Os novos diretores deverão tomar posse no dia 1º de agosto deste ano. A função comissionada de diretor terá duração de três anos.
Durante a audiência pública, realizada no último dia 19, o governador José Eliton reafirmou a disposição do governo em manter a gestão democrática nas escolas da rede. Ela foi instituída em Goiás no ano de 2000, durante a gestão do então governador Marconi Perillo e da então secretária de Educação, Raquel Teixeira.
O processo eleitoral começou no dia 7 de junho com a publicação do edital, e é realizado de forma democrática e dentro do que rege a Lei. O principal objetivo é garantir que os novos gestores sejam capacitados para executar uma proposta pedagógica eficiente. As candidaturas foram registradas junto à Comissão Eleitoral Local da unidade escolar de 13 a 14 de junho.
Foi formada a Comissão Estadual do Processo de Escolha Democrática dos Diretores, que tem como função acompanhar de perto todas as etapas da eleição. Participam do grupo alguns servidores da Seduce e também representantes do Conselho Estadual de Educação e do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego).
Sobre as eleições
A etapa realizada nesta terça-feira (26) é a terceira do processo eleitoral. Primeiro os professores efetivos interessados se registraram e homologaram suas candidaturas. Na segunda etapa cada candidato teve de elaborar e divulgar uma proposta de trabalho. Por fim, na última etapa a comunidade escolar é a responsável por eleger o diretor. O voto é direto, secreto e facultativo. Podem participar professores e agentes administrativos educacionais da escola; alunos matriculados e seus pais, mães ou responsáveis.
Passado todo o processo de escolha, bem como o prazo para eventual recurso, o diretor eleito deverá indicar os membros do seu grupo gestor, obedecendo regras definidas pela Seduce. Compõem a gestão escolar: secretário escolar; coordenador administrativo e financeiro; coordenador pedagógico e tutor educacional. Todos os diretores eleitos serão submetidos a avaliações de desempenho, podendo perder o mandato caso haja alguma infração dos critérios estabelecidos para a ocupação do cargo, conforme constam no edital.
Unidades conveniadas, militares, indígenas e quilombolas, recém-inauguradas ou Centros de Atendimento Educacional Especial (CAEE) não participam das eleições para diretor. Nestes casos, cabe ao órgão estadual de Educação a decisão sobre o provimento do cargo.