Os eleitores que querem baixar o aplicativo e-Título para usar no dia da votação devem se adiantar e fazer isso até o próximo sábado (1). Isso porque a emissão do e-Título estará suspensa no domingo (2), quando ocorre o primeiro turno das eleições. O app pode ser usado para consultar o local de votação (zona e seção eleitoral) e justificar a ausência à eleição etc.

A tecnologia, gratuita, foi utilizada pela primeira vez em 2018 e permite a obtenção da via digital do título de eleitor. O aplicativo substitui o documento em papel, desde que atualizado e com foto. Vale ressaltar, também, que para usar apenas o e-Título na hora de votar é preciso que o eleitor tenha cadastrado a biometria.

Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) O aplicativo se tornou o aplicativo mais baixado nas lojas do Android e iOS, com 30 milhões de usuários no Brasil e no exterior. Ainda segundo o TSE, 13 milhões de pessoas fizeram o download somente este ano.

Em caso de segundo turno, o eleitor que ainda não tiver baixado o e-Título poderá fazer a emissão do documento digital a partir do dia 3 de outubro, até a véspera das eleições, ou seja, até 29 de outubro. Para baixar o app, basta clicar nos links a seguir, conforme o sistema operacional do celular: App Store / Google Play.

Leia mais: