Segundo o Ministério da Educação (MEC) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a publicação “Brasil: Mestres e Doutores 2024” revelou que os cursos de pós-graduação stricto sensu no Brasil formaram mais de um milhão de mestres e 319 mil doutores entre 1996 e 2021. Os dados foram obtidos a partir da Plataforma Sucupira da Capes e da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) do Ministério do Trabalho e Emprego.

O estudo, divulgado na terça-feira (4) pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), destaca a desconcentração regional na pós-graduação stricto sensu. No período analisado, a representatividade dos cursos de mestrado na Região Sudeste caiu de 62% para 42%, e os de doutorado de 79% para 49%.

Em termos de titulados, a participação do Sudeste no total de mestres diminuiu de 67% para 43%, e de doutores de 89% para 52%. A Região Nordeste, por sua vez, aumentou sua participação de 1,4% para 15,8% nos títulos de doutorado concedidos.

Impacto

Para Denise Pires de Carvalho, presidente da Capes, a redução das desigualdades regionais na pós-graduação é um reflexo das políticas públicas implementadas pelo governo federal a partir de 2008, focadas na expansão e interiorização da educação superior. Esse esforço resultou na destinação de mais recursos para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, promovendo um desenvolvimento mais equilibrado da educação em todo o país.

“É o resultado importante dos programas de redução das assimetrias promovidos pelas agências federais de fomento à formação e pesquisa”, destacou. Ela ressaltou que a transformação que o Brasil precisa passa pelo aumento do quantitativo de mestres e doutores.      

As estatísticas e análises sobre a formação e o emprego formal de mestres e doutores podem ser acessadas em Início – Mestres e Doutores 2024 (cgee.org.br). De acordo com o estudo, “a pós-graduação brasileira já atingiu uma escala e um padrão de qualidade que a distingue entre as nações emergentes e que a fez reconhecida como um dos pontos fortes do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação”.   

*Com informações da assessoria de Comunicação Social do MEC e da Capes

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 04 – Educação de Qualidade

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