Em agenda em Brasília, governador do TO confirma início de programa que atenderá 3 mil jovens

Em reunião com o ministro do Desenvolvimento Social, Assistência, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, em Brasília (DF), o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, solicitou a parceria do Governo Federal na execução do programa de capacitação profissional e inclusão no mercado de trabalho, que deve atender três mil jovens tocantinenses.

O ministro falou sobre a importância da iniciativa e como ela faz parte das ações do Governo Federal para integrar a União com projetos dos estados e municípios que tenham foco no social.

“Esse importante programa irá abrir oportunidade para 3 mil jovens. Estamos acertando o atendimento para esses jovens que estão nos programas Bolsa Família e Cadastro Único para capacitação profissional, visando à inclusão no mercado de trabalho e na área do empreendedorismo e garantindo a integração da educação e a qualificação para o emprego”, pontuou o ministro Wellington Dias.

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, explicou que a proposta é incluir jovens cujas famílias sejam atendidas pelo programa Bolsa Família, do Governo Federal, tornando o projeto também uma ferramenta de melhoria de renda dos lares tocantinenses, atuando principalmente junto àqueles em situação de vulnerabilidade social.

“Terão prioridade neste programa de capacitação profissional os jovens de famílias atendidas pelo Bolsa Família, visando melhorar as condições de renda desses jovens e a inclusão no mercado de trabalho. O Tocantins agradece a disposição do Governo Federal de contribuir com esse programa”, afirmou.

A Renapsi – Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração irá desenvolver o programa no que se refere ao processo de aprendizagem oferecendo um atendimento individual e personalizado aos alunos, que envolve o tripé escola-família-trabalho. O objetivo da instituição é assegurar, através da educação, a promoção da formação para o trabalho, inclusão social e o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.