Na manhã deste domingo, dia 4, o líbero Serginho deu seu adeus final à seleção brasileira de vôlei. O jogador participou de amistoso contra a seleção de Portugal, em quadra montada no Estádio Mané Garrincha, para um público de cerca de 40 mil pessoas.

A primeira partida do amistoso contra os portugueses foi realizada na Arena da Baixada, em Curitiba, no sábado, dia 3, e a seleção venceu por 3 sets a 0. Em Brasília, a vitória foi por 3 sets a 1, com parciais de 25/20, 20/25, 25/21 e 15/8. Como era um jogo festivo, as duas seleções concordaram em diminuir a pontuação do último set.

Mesmo sob sol forte na capital federal, os atletas da Canarinho levaram o público do Mané ao delírio, principalmente Serginho, que chegou a marcar ponto de ataque, mas a arbitragem anulou o lance, já que líbero não pode atacar numa partida de vôlei.

Porém, a despedida do maior medalhista olímpico do vôlei brasileiro teria que ser à sua altura. Com dois ouros e duas pratas em Olimpíadas, Serginho foi para o saque no último ponto do jogo, com permissão da arbitragem, e fechou o set com um ace. A defesa de Portugal deu uma mãozinha para que o ponto fosse feito, mas o importante foi a festa feita e o adeus do líbero com chave de ouro.

Aposentado da seleção, Serginho segue jogando vôlei. O atleta tem contrato com o Sesi São Paulo pelos próximos dois anos e disputará as ligas nacionais da categoria.