O deputado Zeca Dirceu, ministro Paulo Guedes e o ex-presidente Lula (Foto: Montagem/Sagres On)

O Partido dosTrabalhadores (PT) divulgou no início da tarde desta terça-feira (9), no perfil oficial da legenda no Twitter, um bilhete manuscrito por Luiz Inácio Lula da Silva, no qual o ex-presidente parabeniza o deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR), filho do ex-ministro José Dirceu, por ter chamado o ministro da Economia Paulo Guedes de “tchutchuca”.

{source}
<blockquote class=”twitter-tweet” data-lang=”pt”><p lang=”pt” dir=”ltr”>O presidente <a href=”https://twitter.com/LulaOficial?ref_src=twsrc%5Etfw”>@LulaOficial</a> saúda o deputado <a href=”https://twitter.com/zeca_dirceu?ref_src=twsrc%5Etfw”>@zeca_dirceu</a> (PT-PR) e toda a <a href=”https://twitter.com/hashtag/BancadaDoPovo?src=hash&amp;ref_src=twsrc%5Etfw”>#BancadaDoPovo</a> pela atuação na audiência com Paulo Guedes na audiência da Câmara da última quarta (3). Não à reforma da Previdênca de Guedes, Bolsonaro e os banqueiros! <a href=”https://t.co/ex3XYYwW9Q”>pic.twitter.com/ex3XYYwW9Q</a></p>&mdash; PT Brasil (@ptbrasil) <a href=”https://twitter.com/ptbrasil/status/1115633405104939008?ref_src=twsrc%5Etfw”>9 de abril de 2019</a></blockquote>
<script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>

{/source}

“Querido Zeca, estou muito orgulhoso da sua Bancada do PT, que teve um papel extraordinário no debate sobre a Previdência com o Guedes, ‘o destruidor os pobres’. Zeca, parabéns por comparálo a uma ‘tchutchuca’ na relação dele com os empresários”, escreveu Lula, que está preso há um ano na Superintendência Regional da Polícia Federal em Curitiba, base da Operação Lava Jato. “Eu quei tão orgulhoso de você, que vou aprender a música da ‘tchutchuca e o tigrão’. Kkkk Abraços, Lula. 04/04/2019.”, diz o texto escrito em um pedaço de papel, cuja imagem foi publicada nas redes sociais do PT.

Zeca Dirceu (PT) se dirigiu a Paulo Guedes na última quarta-feira (3), durante audiência na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Federal. Na ocasião, o petista disse que o ministro é “tigrão” com idosos de baixa renda, aposentados e agricultores, mas é “tchutchuca” com privilegiados.

Logo depois, ainda na CCJ, o ministro Paulo Guedes disse que se sentiu ofendido, e que não respeita quem lhe faltar com o mesmo tratamento. “Tchutchuca é a mãe, é a avó, respeita as pessoas. (…) Isso é ofensa. Eu respeito quem me respeita. Se você não me respeita, não merece meu respeito”, esbravejou.

A sessão teve de ser suspensa minutos depois. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de 73 anos, completou 1 ano na prisão no último domingo (7).