O Vila Nova se despediu de maneira bastante honrosa da Série B. Longe de casa, o time bateu a Portuguesa, também rebaixada, pelo placar de 3 a 2 com ótima exibição dos garotos da base. O lateral Wanderson foi o grande destaque, com assistências e participação nos gols de Paulinho, Mateus Anderson e Lucas Sotero. A Lusa chegou a sair na frente com Bruno Ferreira, mas perdeu e ainda contou com gol contra de Júlio Vinícius para diminuir o placar.
1°Tempo
As duas equipes já rebaixadas e com o elenco completamente desfragmentado, um estádio completamente vazio e um clima de fim de festa insuportável. Tinha tudo para ser um jogo complicado de se assistir no Canindé. Porém, Portuguesa e Vila Nova tentavam lavar a honra na rodada final da Série B e, com isso, a partida teve seus primeiros minutos mais movimentados do que o imaginado.
A Lusa era melhor no jogo, controlava o meio de campo e chegou ao gol de Gabriel com muito perigo logo aos quatro minutos, com chute forte de Renan que passou ao lado da meta colorada. Três minutos depois o placar já se abria. Bruno Ferreira tabelou no meio, recebeu em condições de arriscar e bateu colocado, sem chance para o goleiro do Vila. 1×0 para os donos da casa. O gol acordou o Tigrão no jogo, que cresceu em ritmo. Aos 14, Ítallo cabeceou bem e assustou o goleiro Tom.
Melhorando na partida, o Vila Nova cresceu muito e precisou de apenas 2 minutos para virar o jogo. No primeiro gol, Wanderson avançou sozinho na área e sofreu pênalti. Aos 31, Paulinho cobrou com categoria e empatou o jogo. Na saída de bola, o Vila recuperou a posse, Wanderson lançou Mateus Anderson que bateu deslocando o goleiro adversário e virando o placar à favor do time goiano. 2×1.
2°Tempo
Na volta para a etapa final as duas equipes voltaram com a mesma pegada e mantendo a velocidade. O time da casa, atrás no placar, era quem detinha mais as ações do jogo e procurava agredir o adversário. O Vila, por sua vez, se posicionava no campo defensivo mas ainda assim se mantinha presente no setor ofensivo, arriscando contra-ataques em velocidade e chutes de fora da área.
Aos 14 minutos, em cobrança de falta na área, saiu o gol de empate da Lusa. O zagueiro Brinner subiu de cabeça e escorou para o meio da área e Júlio Vinícius, contra, igualou a partida. Nem deu tempo de comemorar e o Vila voltou à frente no placar. Lucas Sotero, bem posicionado na grande área, aproveitou rebote e encheu o pé para recolocar o Tigrão goiano em vantagem na partida. 3×2.
Para piorar a situação dos donos da casa, o time já havia feito três substituições quando Gabriel Xavier saiu de campo sentindo fortes dores. Ele não teve condições de voltar para a partida e a Lusa foi obrigada a terminar a partida com um jogador a menos. Assim, coube ao Vila apenas administrar a partida e segurar a vitória. Insuficiente para ajudar na luta contra o rebaixamento, a partida serviu para analisar bons jogadores da base e dar um alento ao torcedor.
FICHA TÉCNICA
PORTUGUESA 2X3 VILA NOVA
Local: Estádio Canindé, em São Paulo (SP)
Data: 28/11/2014
Horário: 19h30
Árbitro: Leonardo Sígari Zanon (PR)
Auxiliares: Daniel Cotrim de Carvalho (PR) e Diogo Morais (PR)
Gols: Bruno Ferreira 7’ 1T (1-0); Paulinho 31’ 1T (1-1); Mateus Anderson 33’ 1T (1-2); Júlio Vinícius (Contra) 14’ 2T (2-2); Lucas Sotero 17’ 2T (2-3)
Cartões amarelos: Renan, Tom e Brinner (Lusa); Mateus Anderson, Victor Melo e Felipe Macena(Vila)
PORTUGUESA: Tom; Bruno Ferreira, Brinner, Valdomiro e Mateus Alonso; Renan, Gabriel Xavier, Diogo Orlando (Bruno Pinãtares), Léo Costa e Matheus (Marcelinho); Jânio (Luan).
Técnico: José Augusto
VILA NOVA: Gabriel; Wanderson; Bruno Bêra (Wellington), Victor Melo e Júlio Vinícius; Felipe Macena, Léo, Lucas Sotero, Paulinho (Dudu) e Matheus Anderson; Ítallo (Everton).
Técnico: Wladimir Araújo