Depois de participar de reunião Associação Pró-Desenvolvimento Industrial do Estado de Goiás (ADIAL), o presidente regional do PP, Alexandre Baldy, confirmou ontem apoio de empresários à sua pré-candidatura ao Senado. O ex-deputado federal segue em processo de estruturação do projeto para se tornar alternativa para a chapa majoritária ao lado de Ronaldo Caiado (UB), apesar de já ter afirmado que o pleito não depende da definição do governador e que será candidato, mesmo que seja isolado.
Ouça a coluna em formato de podcast:
Ouça “#436: Em disputa na base, Baldy angaria empresários enquanto Lissauer apresenta partidos” no Spreaker.O pré-candidato angariou nesta terça-feira (14) novos apoios do setor produtivo em Itumbiara, com nove megaempresários da região. Entre eles, Alberto Borges de Souza, do Grupo Caramuru, e Valdo Marques, vice-presidente executivo da Stemac, empresa do ramo de geradores. No dia anterior, Baldy participou apresentou propostas para mudança da política do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e de incentivos fiscais, durante a reunião mensal da ADIAL.
Os movimentos de estão incluídos na corrida interna à base caiadista, que tem o presidente da Assembleia Legislativa, Lissauer Vieira (PSD), na liderança, segundo governistas ouvidos pela Coluna. Enquanto Baldy apresenta resultados no meio empresarial, com conhecidos financiadores de campanhas, Lissauer corre atrás de apoios políticos e já tem cinco partidos em torno de seu projeto. Até agora, PTB, Avante, Podemos e PRTB anunciaram a adesão, além do PSD.

De fora
Alexandre Baldy afirma que tem um bom relacionamento tanto com o governo estadual, quanto com o governo federal, com trânsito livre no ministério da Casa Civil, chefiado pelo presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira.
Por aqui
O ex-deputado tem ainda o irmão, Joel Sant’anna Braga Filho como atual secretário de Indústria e Comércio na gestão estadual. “Mesmo sem mandato consigo trabalhar pelo Estado, defendendo os interesses goianos e buscando recursos”, afirma.

Visita
Lissauer Vieira terá na próxima semana auxílio nacional na pré-candidatura ao Senado em Goiás. O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, estará em Goiânia na segunda-feira (20/6). O ex-ministro dos governos Dilma e Temer e ex-prefeito de São Paulo terá agenda concentrada na Alego.
Agendas
Kassab terá encontro com Lissauer no gabinete da presidência, seguido de visita pela nova sede e coletiva de imprensa às 10h30. Depois haverá reunião partidária em auditório da Casa, com foco na organização das chapas a deputado estadual e federal.

Base maior
Depois do anúncio de apoio do Republicanos, a pré-candidatura de Gustavo Mendanha (Patriota) ao governo de Goiás deve anunciar na próxima semana a chegada de outro partido com capilaridade no estado. Ao menos esta é a previsão do presidente regional do DC, Alexandre Magalhães.
Mistério
“O outro ainda é segredo, mas o Gustavo vai para Brasília mais uma vez conversar com a direção nacional desse partido e eu acho que se der tudo certo, conforme já teve as pré-conversas na semana passada, semana que vem teremos novas notícias de um outro partido de grande porte apoiando a pré-candidatura de Gustavo Mendanha a governo de Goiás”, disse Alexandre, ao Diário de Goiás. A conferir.
Transparência
A Câmara de Goiânia vota hoje a instituição do “Livro de Ordem” como obrigatório entre as obras da Prefeitura e órgãos das administração direta e indireta. O projeto é do vereador Lucas Kitão (PSD) e busca dar mais transparência aos gastos públicos com infraestrutura, porque o livro funciona como um memorial descritivo de todas as atividades relacionadas à obra ou ao serviço, como acontece no CREA.