Com informações de Dili Zago

O ministro da saúde, Marcelo Queiroga, afirmou nesta terça-feira (15) que a população acima dos 18 anos deverá receber a primeira e a segunda dose do imunizante contra a covid-19 até o final de 2021. Atualmente a média da faixa etária em vacinação nos municípios brasileiros é 49 anos. A declaração foi dada em uma visita que o ministro fez ao novo Hemocentro de Goiânia.

Leia também: Conheça as diferenças das vacinas contra a Covid aplicadas em Goiânia

O ministro reforçou que o país já tem contratos para adquirir imunizantes para todos os brasileiros. “Já temos vacinas suficientes para imunizar toda a população brasileira. Mais de 600 milhões de doses”, garantiu. Ele ainda afirmou que ontem houve uma reunião com representantes das farmacêuticas Pfizer e Moderna para tratar de novas remessas para 2022, mas que o governo federal reforçou o pedido de antecipação dos contratos para 2021.

Nesta segunda-feira (14), o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, declarou que a população acima de 18 anos do Estado deve ser vacinada até o mês de setembro. Para Queiroga a realidade não é distante levando em consideração o número de imunizantes que deverão chegar nos próximos dias.

“Neste mês de junho a expectativa é de ter mais de 40 milhões de doses da vacina. Em julho a expectativa é semelhante, de tal maneira que nos próximos três meses nós entregaremos quase o mesmo número de vacinas que foi entregue desde o início do programa nacional de imunização. Se conseguirmos antecipar não só a vacina da Pfizer, como a Covax Facility, da Organização Mundial da Saúde (OMS), vamos fazer isso para acelerar a vacinação da população brasileira”, acrescentou.

O ministro reconheceu que antecipar a imunização é a melhor solução para colocar fim ao caráter pandêmico do coronavírus. “Com isso, vamos ter uma retomada segura da economia, gerando emprego, renda e prosperidade ao povo”.

UPA
Logo depois, a comitiva esteve em um posto de vacinação contra a Covid-19, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim América, de responsabilidade da Prefeitura de Goiânia, para acompanhar a imunização. O ministro esclareceu, ainda, que, por conta dos órgãos regulatórios americanos, houve atraso na entrega de 3 milhões de doses da Janssen, das quais 94 mil serão destinadas para Goiás. “Esperamos que as doses cheguem até sexta-feira (18/06) para que possamos distribuir aos Estados”.

Durante a passagem pela UPA, o ministro e Caiado discutiram sobre a volta das aulas na rede pública de ensino. “Acreditamos que até o final de julho teremos todos os professores do Estado vacinados. Com isso, teremos condições também de continuar fazendo as testagens e ampliando as crianças na sala de aula”, disse o governador. Segundo ele, a expectativa é voltar a partir do dia 02 agosto. “Essa é a meta da nossa Secretaria de Estado de Educação. Estamos com toda a estrutura já mobilizada”, confessou.

O ministro Marcelo Queiroga acrescentou que a volta às aulas não é só questão de educação. “Tem a segurança alimentar, a socialização e não podemos mais prejudicar a infância e a adolescência nessa questão que é fundamental”, ponderou.