O Programa em Nome da Vida (PNV) da PUC Goiás lança nesta quarta-feira (7) o LEPILU – Laboratório de Estudo, Pesquisa e Intervenção em Luto em forma de Webinar, pelo canal oficial da PUC Goiás no YouTube. O Webinar tem como tema Trilhando caminhos de transformação e ressignificação em luto.

Em entrevista ao Sagres em Tom Maior desta terça-feira (6), a coordenadora do PNV da PUC-GO, Marina Morabi, explica o objetivo do laboratório, que surge exatamente em tempos de pandemia, em que o luto nunca esteve tão presente.

“Quando penso em laboratório de luto estou pensando em ‘qual é a proposta, de que modo dentro de uma universidade a gente consegue unir ensino, pesquisa e extensão?’, ou seja, qual é o retorno que essa universidade consegue fazer estudando, compreendendo e desenvolvendo possibilidades de intervenção também nesse aspecto social”, afirma.

Segundo Morabi, o evento visa ampliar o debate sobre o tema e promover reflexões e discussões no ambiente acadêmico e na comunidade.

Para a coordenadora, são discussões como esta que podem trazer a ressignificação do luto e o sentido da vida. “Cada um de nós vai atribuindo sentido e objetivos de vida a curto, médio e longo prazo. Isso é que vai construindo esse grande sentido da vida”, avalia.

A abertura institucional será às 13h, seguida da roda de conversa às 13h30 sobre o tema Suporte ao enlutado, abordando as ações e programas de cuidado direcionado à comunidade goianiense.

Às 15h30 o tema será Comunicação de notícias difíceis, do contexto infanto-juvenil ao adulto. Às 17h será realizada a mesa redonda sobre o tema Esgotamento pandêmico e o luto dos profissionais da saúde. A conferência de encerramento ocorre às 18h, com o tema Luto coletivo vivido no contexto pandêmico, o que é possível fazer? 

Clique aqui para assistir ao evento na quarta-feira (7)

Confira a entrevista a seguir no STM #240