A estimativa dos censos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta para que metade da população indígena esteja em ambientes urbanos. O Censo de 2022 revelou que o Brasil tem cerca de 1,7 milhão de indígenas. Nas edições anteriores, por exemplo, o registro dessa população foi de 294 mil em 1991 e de 897 mil em 2010. Por esse motivo, o Governo Federal quer mais políticas públicas para os indígenas que estão nos centros urbanos.
A informação é da ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, que esteve no programa “Bom Dia, Ministra” desta quinta-feira (25). A ministra manifestou preocupação e afirmou que haverá políticas públicas específicas para “indígenas em situação de contexto urbano”.
Sônia Guajajara destacou que o ministério trabalha com um olhar voltado aos indígenas que estão nas aldeias e nas áreas isoladas e remotas, mas também pensa em políticas específicas para os indígenas que estão nas cidades.
“Temos, no ministério, uma coordenação de indígenas em situação de contexto urbano. Ontem (24/04) mesmo tivemos a discussão com alguns representantes que estiveram no ministério, para pensarmos políticas que sejam adequadas para atender esses indígenas que estão nas cidades”, disse a ministra que afirmou que há um número expressivo da população indígena em ambientes urbanos.
*Redação com texto da Agência Brasil
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 16 – Paz, justiça e instituições eficazes.
Leia mais: