O Goianésia foi eliminado da Copa do Brasil 2021 após perder para o CRB por 3 a 2, na tarde deste sábado (27), no Estádio Giulite Coutinho, em Mesquita (RJ). Por estar em uma posição inferior no ranking da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em relação ao adversário, o Azulão do Vale tinha a obrigação de vencer a partida.

O CRB saiu na frente com Lucão, ex-Goiás, aos 26 minutos de jogo. O Goianésia conseguiu empatar ainda no primeiro tempo, aos 41, com Du Gaia. Mas o Galo alagoano fez outro gol no início da etapa final, com Diego Torres, e ampliou a vantagem com Guilherme Romão. O Goianésia, que ainda perdeu um pênalti, diminuiu com Caio, aos 37′, mas já era tarde.

O jogo

A partida começou devagar, mas aos poucos o CRB começou a tomar conta do jogo. Aos 15 minutos, o zagueiro Caio, do Goianésia, tentou um chute de longe e quase o goleiro Edson do CRB aceitou.

A resposta do time alagoano veio na sequência. Guilherme Romão recebeu na esquerda, driblou o marcador e chutou. Artur fez boa defesa e jogou para escanteio. Após a cobrança, Lucão arriscou de fora e a bola passou à esquerda da meta.

Com 22 minutos, o Goianésia quase abriu o placar. Du Gaia recebeu pela esquerda e, de fora da área, mandou uma bomba, exigindo boa defesa de Edson. Mas quem saiu na frente foi o CRB, aos 26′. Lucão pegou sobra de bola na entrada da área, matou no peito e fuzilou o gol do Goianésia. Na comemoração, o tradicional break do atacante.

Depois do gol, o árbitro ordenou parada para hidratação. Quando a bola voltou a rolar, o Goianésia teve um pouco mais de posse, já que estava atrás no marcador. Aos 41, o Azulão do Vale empatou a partida. Bruno Leite desceu pela direita, cruzou e achou Du Gaia no segundo pau, que só escorou para o fundo das redes.

Etapa final

Nos primeiros segundos da etapa final, o CRB fez outro. Diego Torres recebeu de Lucão e chutou para recolocar o time alagoano à frente. A bola ainda desviou na zaga do Goianésia antes de entrar.

Aos 7, quase o terceiro. Luidy desceu pela esquerda, chutou, Artur defendeu e, no rebote, Lucão mandou para fora. Oito minutos depois, Luidy foi o garçom, que serviu Guillherme Romão para ampliar o placar.

Os gols acabaram sendo um balde de água fria para o Goianésia, que pouco produziu no segundo tempo e foi passivo. Mesmo assim, o Azulão do Vale teve um pênalti a favor. Romulo foi derrubado e o árbitro marcou. O próprio Romulo bateu e acertou o travessão.

O Goianésia ainda conseguiu diminuir o placar aos 38 do segundo tempo. Após falta cobrada na grande área, a bola ficou viva e sobrou para o zagueiro Caio estufar as redes.

Ficha técnica

Jogo: Goianésia 2×3 CRB | Copa do Brasil – 1ª Fase
Data/horário: 27/03/2021 às 15h30, horário de Brasília
Local: Estádio Giulite Coutinho, Mesquita (RJ)

Arbitragem
Árbitro: Douglas Schwengber da Silva – RS
Assistente 1: André da Silva Bitencourt – RS
Assistente 2: Tiago Augusto Kappes Diel – RS
4º Árbitro: Philip Georg Bennett – RJ

Gols

Lucão (CRB), aos 26’1T, e Du Gaia (Goianésia), aos 41’1T. Diego Torres (CRB), 1’2T, Guilherme Romão (CRB), 15’2T e Caio (Goianésia), aos 38’2T.

Escalações

Goianésia: Artur, Bruno Leite, Caio, Márcio Luiz, Cleidson, Iran, Fábio Leite, Andrezinho, Nael, Du Gaia e Édipo. Técnico: Luan Carlos
Reservas: Luan, Ygor, Anderson Sobral, Bosco, Guilherme, Léo Carvalho e Romulo.

CRB: Edson Mardden, Reginaldo, Gum, Diego Ivo, Guilherme Romão, Claudinei, Jimenez, Diego Torres, Hyuri, Luidy e Lucão. Técnico: Roberto Fernandes
Reservas: Diogo Silva, Ewerton Páscoa, Olívio, Régis, Luca Caio, Dudu, Calyson e Jatobá.

Junior Kamenach é estagiário do Sistema Sagres de Comunicação, em parceria com IPHAC e a Faculdade UniAraguaia, sob supervisão do jornalista Denys de Freitas