A Aparecidense apresentou oficialmente nesta sexta-feira (10/6) o Moacir Júnior como novo técnico do Camaleão para o restante do Campeonato Brasileiro da Série C. O treinador é natural de Minas Gerais e tem no currículo passagens por vários clubes – Portuguesa, Criciúma, América-RN, Cuiabá – por último estava no ABC (RN), equipe na qual conquistou o acesso à terceira divisão deste ano.
É a primeira vez que Moacir comanda uma equipe do Estado de Goiás e o treinador ressaltou que está entusiasmado com esta nova experiência, não só no futebol goiano, mas na Aparecidense.
“A Aparecidense está em um processo de crescimento, evolução grande no cenário nacional. A cidade está comprando aos poucos a ideia da equipe, uma equipe que está se constituindo pela organização, por fazer um trabalho muito bem realizado e isso foi fundamental para que aceitássemos o convite, o desafio”.
Leia mais: Aparecidense acerta contratação de técnico para lugar de Eduardo Souza no Brasileiro Série C
Moacir Júnior vem acompanhando a Aparecidense desde o ano passado, já que enfrentou o Cameleão pela semifinal da Série D. Jogadores do elenco também já são de conhecimento do novo técnico por conta de trabalhos passados, entre eles Gilvan, Wesley Matos e Derli. “Sei que é uma equipe que os jogadores têm uma identificação muito boa com o clube e eu tenho certeza que eles estão imbuídos em melhorar o mais rápido possível esse cenário dentro da competição”, citou.
Experiente, o técnico afirmou que já encontrou cenários parecidos com os da Aparecidense nos times que treinou – atualmente a equipe está na 15ª posição com nove pontos em nove jogos – e conseguiu reverter. Um exemplo é o do Cuiabá de 2017, que estava na zona de rebaixamento da Série C e ao final ficou a um ponto do acesso.
“Esperamos agora trilhar novos caminhos na competição e pelo menos navegar em águas brandas, porque quando você está muito próximo da zona do desconforto você precisa de emocional bom, uma confiança, de uma organização e é isso que vamos procurar passar”.
Leia também: Após nove partidas, Eduardo Souza deixa o comando técnico da Aparecidense
Em relação a proposta de jogo escolhida para o time goiano durante a competição e já conhecendo o elenco com dois treinamentos realizados em sua chegada, Moacir diz que procura trabalhar de acordo com os atletas que possui: “não adianta você gessar um esquema se não tem os jogadores para realizar. Eu sei que são jogadores com boa dinâmica e isso propicia”.
Além disso, o treinador ressaltou que a filosofia de jogo é “atacar e defender com o máximo de eficiência e ter equilíbrio. Nosso objetivo é uma marcação forte, uma posse de bola com mudança de corredor muito rápida, procurar ter chegadas e ter saídas rápidas no campo do adversário”. Moacir reforçou, ainda, o tipo de esquema tático que pretende usar, o 4-4-2, mas podendo ter em alguns momentos a chegada de “cinco homens na frente bem distribuídos”.
Moacir Júnior tem o seu primeiro compromisso a frente do novo clube, a partida contra o Botafogo-SP. A partida será fora de casa nesta segunda-feira (13), às 19h. Os adversários ocupam a 12ª posição com 11 pontos.
“A gente não pode chegar lá e só defender, mas precisamo defender forte, e precisa de ter saídas e um ataque que possa nos proporcionar um bom resultado. Nós vamos lá buscar um bom resultado. Nos treinamento eu vou focar muito na bola parada que é um fator determinante não só defensiva como ofensiva”, finalizou.