Em 2003, o Vitória vencia o Goiás por 3 a 0, no Estádio Manoel Barradas, pelo Campeonato Brasileiro. Com dois gols de Dimba e outros de Grafite, o time goiano virou e venceu por 4 a 3. Nove anos depois, o feito se repetiu na tarde deste sábado, no Serra Dourada.
O Vitória começou arrasando e fez 3 a 0 no Goiás com 19 minutos. O Goiás diminuiu o placar no primeiro tempo e na segunda etapa marcou três vezes e conquistou uma virada histórica. Os gols esmeraldinos foram marcados por David, Ricardo Goulart, Renan Oliveira e Rafael Toloi (pênalit). Neto Baiano (2) e Marquinhos descontaram para os baianos.
Chocolate baiano
O Goiás começou jogando em cima Vitória, procurando as jogadas pelo lado direito, com Vitor, David e Felipe Amorim. Mas ficou nisso, pois os minutos seguintes foram dominados pelo clube baiano.
Aos 13 minutos, na primeira chegada do Vitória, o time baiano abriu o placar. A cobrança de falta pela esquerda, a bola sobrou para Pedro Ken, que arriscou. O goleiro Harlei espalmou. No rebote, Marquinhos tocou por cobertura da entrada da área e balançou a rede do Serra Dourada pela primeira vez neste sábado.
Quatro minutos depois do gol, o Vitória ampliou o placar. No primeiro lance, Harlei espalmou chute para escanteio. Na cobrança, a zaga cortou. Neto Baiano foi lançado, sozinho o atacante bateu firme para vencer o goleiro Harlei.
O Goiás mal soltou a bola e o Vitória fez mais um. Marquinhos ganhou jogada pela esquerda e cruzou. Ninguém da defesa esmeraldina tirou e Neto Baiano desviou mais uma para às redes de Harlei.
Com o time perdido em campo, o técnico Enderson Moreira fez duas alterações aos 31 minutos do primeiro tempo. Iarley e Ramón entraram em lugar de Egídio e Júnior Viçosa. No minuto seguinte, David arriscou da intermediária e fez um golaço.
Aos 36, Iarley fez jogada pela esquerda e cruzou para David. O meia sozinho bateu mal na bola, que passou a esquerda do goleiro Renan.
Virada espetacular
A primeira boa oportunidade do Goiás foi aos 8 minutos. David cobrando falta levou perigo ao goleiro Renan. Quatro minutos depois, o meia teve nova oportunidade, mas, jogou por cima do gol defendido pelo Vitória.
Aos 21 minutos, o Goiás inflamou o jogo. Vitória lançou Iarley na grande área. O atacante deu o passe de cabeça para Ricardo Goulart, que dentro da pequena área, escorou de cabeça para as redes baianas.
A pressão do Goiás era enorme. O Vitória já não cruzava mais a linha do meio campo. O time baiano ainda ficou com um atleta a menos a partir dos 29 minutos do segundo tempo, quando o atacante Dinei se contundiu. O técnico Paulo César Carpegiani já havia feito as três alterações.
Aos 30 minutos, o meia Renan Oliveira entrou em lugar do zagueiro Ernando. O jogador mostrou que tem estrela. Felipe Amorim foi na direita e cruzou. No primeiro toque da bola, Renan cabeceou para o fundo das redes.
O Goiás seguiu pressionando em busca do empate. Os jogadores do Vitória faziam cêra para que o tempo passasse. Aos 40 minutos, o árbitro Leandro Pedro Vuaden deu pênalti de Victor Ramos em Felipe Amorim. O zagueiro Rafael Toloi cobrou firme no canto direito para virar o jogo e escrever mais uma página histórica na vida do clube alviverde.
Nos últimos minutos, o Goiás tocou a bola e esperou o jogou terminar. O ala direita Léo, do Vitória, foi expulso após a partida por ofensas ao árbitro.
Confira a narração dos gols feita por Edson Rodrigues:
Goiás 0 x 1 Vitória: {mp3}stories/audio/Gols/2012/junho/goias0x1vitoria{/mp3}
Goiás 0 x 2 Vitória:{mp3}stories/audio/Gols/2012/junho/goias0x2vitoria{/mp3}
Goiás 0 x 3 Vitória:{mp3}stories/audio/Gols/2012/junho/goias0x3vitoria{/mp3}
Goiás 1 x 3 Vitória:{mp3}stories/audio/Gols/2012/junho/goias1x3vitoria{/mp3}
Goiás 2 x 3 Vitória:{mp3}stories/audio/Gols/2012/junho/goias2x3vitoria{/mp3}
Goiás 3 x 3 Vitória:{mp3}stories/audio/Gols/2012/junho/goias3x3vitoria{/mp3}
Goiás 4 x 3 Vitória:{mp3}stories/audio/Gols/2012/junho/goias4x3vitoria{/mp3}
FICHA TÉCNICA
GOIÁS 4 X 3 VITÓRIA
Local: Estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO)
Data: 23 de junho de 2012, sábado
Horário: 16h20 (de Brasília)
Árbitro: Leandro Vuaden
Auxiliares: José Eduardo Calza e João Monteiro de Souza
Cartões amarelos: Ananias, Léo, Victor Ramos (Vitória)
Cartão vermelho: Léo (Vitória)
GOLS: Marquinhos (13’/1T); Neto Baiano (18’/1T) e (19’/1T); David (34’/1T); Ricardo Goulart (16’/2T); Renan Oliveira (31’/2T) e Rafael Toloi (41’/2T).
GOIÁS: Harlei; Vitor, Ernando (Renan Oliveira), Rafael Tolói e Egídio (Ramon); Amaral, Thiago Mendes, David e Ricardo Goulart; Felipe Amorim e Junior Viçosa (Iarley)
Técnico: Enderson Moreira
VITÓRIA: Renan; Léo, Victor Ramos, Gabriel Paulista e Wellington Saci; Rodrigo Mancha, Ananias, Pedro Ken (Reniê) e Tartá; Marquinhos (Eduardo Ramos) e Neto Baiano (Dinei)
Técnico: Paulo César Carpegiani