O Governo de Goiás em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), lançou na última semana o projeto Embaixadores da Cidadania. Trata-se de um programa de certificação que tem o objetivo de acionar, por meio da capacitação estruturada, o conhecimento dos dispositivos constitucionais atrelados à cidadania.

“No início do ano, a CGE (Controladoria Geral do Estado) colocou para rodar uma pesquisa com os usuários da Ouvidoria Geral do Estado, e a gente perguntou para essas pessoas se elas teriam interesse em fazer algum programa de certificação nas temáticas de cidadania”, explica a coordenadora do projeto, Marjorie Lynn, em entrevista ao Tom Maior, da SagresTV.

Segundo a coordenador, o número de interações superou as expectativas. “Foram 2,5 mil respostas. Destas, 2,4 mil pessoas falaram que tinham interesse em um projeto com esse desenho. A partir daí, a gente começou a desenhar o que seria essa certificação que hoje virou o Embaixadores da Cidadania”, afirma.

Podem participar da iniciativa qualquer cidadão de 16 anos ou mais e que esteja disposto a aprimorar e produzir um projeto que vise a uma interferência social. “As inscrições vão até o dia 7 de junho. Para se inscrever basta entrar no site do prgrama www.embaixadoresdacidadania.go.gov.br”, explica.

O projeto está estruturado em duas fases. A primeira conta com etapas teóricas e pílulas de conhecimento. Os cursos teóricos foram desenvolvidos pela Controladoria-Geral da União (CGU) e serão ofertados por EaD em ambiente virtual. Na segunda fase, os participantes serão estimulados a desenvolver um projeto social que contribua ou possa ser aplicado em sua comunidade. Ao final, será concedida pela UFG uma certificação de 180 horas para aqueles que concluírem as etapas.

Os conteúdos e atividades feitos ao longo do curso permitirão que os cidadãos participantes entendam a importância da participação ativa na sua comunidade e no Estado. Como resultado, é esperado que o Embaixadores da Cidadania se desenvolva como um instrumento eficaz para influenciar diretamente no desenvolvimento de uma cultura política que torne o cidadão goiano um agente ativo e participativo na construção das políticas públicas que incidem sobre ele e sobre sua comunidade.

Também são parceiros do projeto o Ministério Público de Goiás, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás, a Controladoria-Geral da União, a Secretaria Educação de Goiás, a Organização das Voluntárias de Goiás, o Tribunal de Contas do Estado de Goiás, a Agência Brasil Central, entidades e projetos como o Voto Consciente, Lobby Social, Politize!, Goianas na Urna, e a agência de dados Fiquem Sabendo. Estas instituições também cederão técnicos e integrantes que atuarão como facilitadores das atividades, em conversas sobre suas áreas de atuação, gravadas e disponíveis aos participantes inscritos.

Assista a entrevista a seguir a partir de 1h43m