Sagres em OFF
Rubens Salomão

Emenda jabuti volta a permitir reeleição da Mesa Diretora na Assembleia Legislativa

Deputados estaduais aprovaram ontem, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que volta a permitir a reeleição do presidente da Assembleia Legislativa (Alego) e da Mesa Diretora. A alteração faz parte de manobra dos deputados que lideraram a articulação em torno do atual presidente, Bruno Peixoto (UB), que sequer sabia da iniciativa, segundo alegam os próprios parlamentares.

Por iniciativa de Bruno, a Alego aprovou em dezembro a proibição da reeleição. Agora, o desarquivamento de PEC pelo deputado Talles Barreto (UB), que tratava originalmente do fim de segurança da PM para ex-governadores, e a inclusão de emenda jabuti pelo líder do governo, Wilde Cambão (PSD), geraram reações isoladas. Os deputados Mauro Rubem e Antônio Gomide (PT) protestaram por discordar da maneira atropelada, além da posição contrária de Lincoln Tejota (UB), que tem intenção de retomar candidatura à presidência da Casa para o segundo biênio da 20ª Legislatura.

A emenda jabuti apresentada pelo líder do governo argumenta que, com a alteração, será possível “compatibilizar a Constituição Estadual àquilo que está consolidado na jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o assunto, que firmou entendimento no sentido de que é permitida apenas uma reeleição ou recondução sucessiva ao mesmo cargo da mesa diretora”. Ontem, Cambão argumentou que a reeleição é positiva porque “garante a continuidade de uma gestão bem sucedida, com membros que já possuem experiência e conhecimento do funcionamento da Casa”.

Foto: Reunião da CCJ em que Wlide Cambão (à dir.) apresentou emenda jabuti. (Crédito: Maykon Cardoso/Alego)

Amplo debate

Atual presidente e principal beneficiado da PEC, Bruno Peixoto defende mais debate sobre a volta da reeleição para a Mesa Diretora. “Vamos ampliar o debate e quando estiver maduro estaremos apreciando a matéria”, avalia.

Aos votos

“Sempre respeitando a vontade da maioria. A décima nona legislatura teve um pensamento. A vigésima legislatura houve uma oxigenação de 21 deputados. É natural que o pensar também possa ser alterado. Vamos sempre respeitar a vontade da maioria”, repetiu o presidente da Casa.

Foto: Presidente da Alego, Bruno Peixoto, em plenário. (Crédito: Maykon Cardoso/Alego)

Colegiado informal

O governador Ronaldo Caiado (UB) teve reunião na última tarde com prefeitos da região do entorno de Brasília. A intenção é retomar o debate sobre o trabalho, demandas da nova Secretaria do Entorno do DF, além da indicação de nome para comandar a pasta.

Divisão

“Terei uma reunião com os prefeitos da região do entorno e já disse e reafirmo que a indicação será deles. Estou esperando um ponto de concorde e imediatamente eu farei a nomeação”, disse o governador antes da conversa. A nova pasta segue sem comando desde quando foi criada, pela reforma administrativa.

Foto: Deputado Célio Silveira entre cotados para Secretaria do Entorno. (Crédito: Michel Jesus/Câmara dos Deputados)

Meio ambiente

A Câmara Municipal de Goiânia avalia projeto que obrigaria a prefeitura a instalar placas de identificação em todas as nascentes da cidade. O texto da vereadora Sabrina Garcez foi apresentado nesta terça-feira (28) e depende de análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) antes de ir ao plenário.

Informativo

De acordo com o projeto, a prefeitura deverá fazer a identificação não só em mapa, mas também com marcação física nos locais das áreas de nascente de forma pública. Além disso, o Executivo deve realizar ações de conscientização e preservação das Áreas de Preservação Permanente (APP) em um raio de 100 metros.

Legislação

“Isso prova o arrojo do nosso Plano Diretor, que dobrou a área prevista no Código Florestal e foi inovador quando a gente fala na proteção do meio ambiente, com as áreas de ocupação sustentável. Agora, muitos que criticaram estão percebendo a importância de nós termos votado, atualizado o PDG e, principalmente, de termos sido mais rigorosos que o próprio Código Florestal”, destacou a vereadora.

Foto: Área de nascente do Córrego dos Buritis, no Setor Marista, em Goiânia. (Crédito: Rubens Salomão / SagresOn)

Novo cargo

Já como resultado do trabalho de diálogo com partidos e lideranças que trabalharam na campanha de reeleição, o governador Ronaldo Caiado (UB) avança para indicar o ex-deputado federal delegado Waldir Soares (UB) para a presidência do Detran.

Preparação

Articuladores palacianos apontam que, além do destaque relacionado ao órgão, o União Brasil enxerga no ex-candidato ao Senado quadro viável para disputar a prefeitura de Aparecida de Goiânia, em 2024, representando a base caiadista. A conferir.

Foto: Waldir e Caiado se abraçam em evento da campanha eleitoral de 2022. (Crédito: Divulgação)

Cortes

O prefeito de Anápolis, Roberto Naves (PP), prestou contas ontem na Câmara Municipal e anunciou que deve enxugar a máquina com o objetivo de reduzir custos. “Nós vamos ter uma redução drástica do número de secretarias para seis ou sete”.

Receita x despesa

O motivo é que, entre setembro e dezembro de 2022, os repasses de ICMS para Anápolis sofreram baixa de R$ 16 milhões em relação ao fechamento de 2021. “Quando você projeta, a médio e longo prazo, a perda de receita não inviabiliza a Prefeitura hoje, mas se nada for feito, inviabiliza daqui a seis meses, daqui a um ano, dois anos”, explicou o prefeito.

Foto: Prefeito Roberto Naves em coletiva após prestação de contas. (Crédito: Divulgação/Assessoria)

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.