A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou na manhã desta terça-feira (26) o Plano Emergencial de Resgate da Qualidade do serviço prestado pela Enel em Goiás. A distribuidora tinha prazo até esta segunda-feira (25) para apresentar uma ação emergencial. Ela foi entregue no prazo e divulgada hoje.
(Foto: Cristiano Borges)
O presidente da Enel Brasil, o italiano Nicola Cotugno, entregou o plano ao governador Ronaldo Caiado também nesta manhã, numa reunião no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, com a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico, Adriano Rocha Lima. Depois da reunião o governador divulgou um vídeo sobre a reunião. “A situação que eu encontrei na distribuição de energia elétrica em Goiás é inadmissível. E a Enel não foi incomodada pelo governo desde a privatização. Eu não vou permitir que o crescimento econômico do nosso estado seja comprometido.”
O governador afirmou que chamou essa briga para si, tomou satisfações com a Enel e trouxe a Aneel a Goiás. “Fico satisfeito de ver que enfim a Enel está mudando de postura. Hoje me apresentaram um plano de emergência para começar a resolver as coisas. Continuarei vigilante. Goiás agora tem governo”, disse.
Em nota distribuída à imprensa, a Enel informou que serão construídas 13 novas subestações e outras 18 serão ampliadas até 2020, além da construção de cerca de 1,2 mil km de novas redes de média tensão e cerca de 80 km de linhas de alta tensão. No total, serão adicionados 400 MVA de capacidade até 2020, 40% destinado à Região Sul, sendo que 140 MVA já estará disponível ainda neste ano.
“Estamos renovando nosso compromisso para trabalhar de forma conjunta e num diálogo aberto e constante com o órgão regulador e o governo. Acreditamos que atuando juntos nessa discussão vamos contribuir ainda mais com o crescimento da economia do Estado. Temos compromisso com os consumidores de Goiás e acreditamos que o novo plano atenderá, de forma mais rápida, áreas identificadas como prioritárias neste momento”, destacou o presidente da Enel Distribuição Goiás, Abel Rochinha.
Confira abaixo os seis pontos principais do plano apresentado pela Enel:
1- Ampliação em 50%, até abril de 2019, do número de equipes de campo para operação e manutenção da rede na região Sul de Goiás
2- Aceleração de investimentos na qualidade, com aumento em 50% da instalação de equipamentos de automação
3- Priorização de investimentos para atendimento à carga, com o acréscimo de 400 MVA até 2020 (140 MVA em 2019), sendo 40% na região Sul
4- Desenvolvimento de fornecedores locais
5- Reforço na estrutura de relacionamento com os clientes, com aumento de 60% na central de atendimento, incluindo a criação de um canal exclusivo para parte dos clientes rurais e de uma estrutura itinerante para situações críticas.
6- Campanhas de comunicação e esclarecimento à sociedade