(Foto: Arquivo / Sagres Online)

O diretor de Infraestrutura e Rede da Enel Brasil, Guilherme Lencastre, disse em entrevista à Sagres 730 nesta quinta-feira (5) que os investimentos e o aumento das equipes de trabalho garantiram “melhoria expressiva” na qualidade do serviço da empresa no Estado. Nesta quarta-feira (4), a Enel e o governador Ronaldo Caiado participaram de audiência pública no Senado, convocada pelo senador Luiz Carlos do Carmo (MDB), para discutir os serviços da empresa no Estado. 

O governador mais uma vez criticou a Enel e reclamou que a empresa não atende os interesses de Goiás. Guilherme Lencastre, entretanto, usa números da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), para destacar avanços. Segundo ele, o FEC — índice que apura o número de vezes que um cliente ficou sem energia em um ano — e o DEC — este sobre a duração da queda de energia – mostram avanços significativos.

“Entre 2012 e 2015 o FEC da Celg foi de 23,8 horas em média. Já em 2020 caiu para 9,8 horas. Já o DEC saiu de 39 horas de média entre 2012 e 2015 para 21,3 horas em 2020”, afirmou. Segundo ele, isso foi garantido com os investimentos. Até 2019, diz, a Enel investiu uma média de R$ 750 milhões a R$ 770 milhões por ano contra média de R$ 200 milhões anuais de investimento pela antiga Celg. Para os próximos três anos, incluindo 2020, a empresa promete investimentos de R$ 1 bilhão por ano.

Lencastre observa que houve aumento de 63% no número de equipes que atendem as ocorrências de queda de energia. Além disso, diz que a Enel utiliza seis helicópteros para atender as regiões mais remotas do Estado. Passado o verão, quando as ocorrências aumentam em função de chuvas, raios e eventos, a empresa diz que manterá as equipes para trabalhar na manutenção preventiva da rede.

Caiado definiu o mês de agosto desde ano, como o prazo final para a Enel Goiás resolver as falhas no serviço e assim evitar o pedido de cassação do contrato de concessão. A data foi estabelecida no último termo de compromisso assinado com a empresa no ano passado. Questionado sobre o risco de não cumprir o acordo, Lencastre afirmou que a empresa está trabalhando diariamente e prestando contas a autoridades, e que o que está previsto no orçamento tem previsão de cumprimento.

“Estamos trabalhando no momento de contingência de verão por exemplo, janeiro e fevereiro tem chovido muito e a gente tem um mantido o nível de serviço bem melhor do que nos meses anteriores”, disse. “Então a gente acredita que, com o que está sendo feito e com os ajustes que está fazendo, nós vamos chegar em agosto e cumprir, acho que até melhor do que está no acordo”.

{source}
<iframe width=”100%” height=”166″ scrolling=”no” frameborder=”no” allow=”autoplay” src=”https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/tracks/771139381&color=%23ff5500&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&show_teaser=true”></iframe>
{/source}

Em atualização