Os municípios goianos de Águas Lindas de Goiás, Formosa e Luziânia, no Entorno de Brasília, são os campeões em registros de furtos de energia identificados pela Enel Distribuição Goiás. Somente em 2020, a companhia inspecionou 297 mil unidades consumidoras, entre residências, comércios e indústrias, com suspeitas de fraudes em todo o Estado. Destas, cerca de 66 mil apresentaram alguma irregularidade e foram regularizadas após inspeção da companhia. Em Goiás, a distribuidora estima que, anualmente, é furtado o equivalente a 131 Gigawatt-hora (GWh), energia suficiente para abastecer, por exemplo, todo o município de Anápolis por um ano.
A diretora de Operações Comerciais da Enel Distribuição Goiás, Alessandra Kozlowski, explica que além de ser crime, com pena prevista de um a oito anos de reclusão, o furto de energia, popularmente conhecido como “gato”, prejudica diretamente a qualidade do fornecimento de energia e põe em risco a população, principalmente as pessoas que manipulam a rede elétrica sem a capacitação adequada e os devidos cuidados. “As ligações irregulares sobrecarregam a rede elétrica e podem causar curtos-circuitos, ocasionando interrupções no fornecimento de energia inclusive para os clientes regulares da companhia”, ressalta.
Em 2020, a Enel, em parceria com a Polícia Civil, realizou 13 ações de combate ao furto de energia em Goiás e cerca de 20 pessoas foram presas. Em 2021, apenas nos dois primeiros meses do ano foram efetuadas 14 operações, que desencadearam oito prisões, o que mostra uma tendência de crescimento do número de casos em relação ao ano passado. “O nosso objetivo com esse trabalho de combate às perdas é garantir aos nossos clientes uma tarifa adequada e justa e contribuir para evolução da qualidade do fornecimento da energia distribuída”, afirma a diretora.
Alessandra acrescenta que além das inspeções e ações contra o furto de energia, a empresa está investindo em novos sistemas e tecnologias para aumentar a eficiência de seus processos de combate às perdas de energia. “Em todo o Estado, a companhia já instalou 1.950 equipamentos de medição blindada. Esse tipo de tecnologia permite realizar o acompanhamento do consumo de energia, pois os aparelhos são instalados diretamente no poste de energia, assegurando a proteção da medição de ações externas e assim garantindo registro correto da energia utilizada pelo cliente. Desta forma, não é possível realizar quaisquer tipos de fraudes na medição do consumo, uma vez que a energia consumida é medida ainda no poste da distribuidora”, destaca.
Além de prejudicar a qualidade do fornecimento de energia de todos os clientes, os furtos “gatos” impactam, também, o valor da tarifa, já que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) leva em conta as perdas de energia para calcular o valor da tarifa de cada distribuidora do país. Desta forma, os custos que compõem a tarifa de energia da distribuidora são divididos entre os consumidores e todos os clientes acabam sendo afetados pelos furtos de energia, inclusive aqueles que estão com os seus sistemas de medição em conformidade e pagam suas contas em dia.
Os clientes da Enel Distribuição Goiás podem denunciar o furto de energia pelo site da companhia (http://www.enel.com.br), pelo aplicativo Enel Goiás, disponível para Android e iOS, ou pela Central de Atendimento (0800 062 01 96). Não é necessário se identificar.