Enel pretende implementar a autoleitura para verificar o consumo de energia (Foto: Enel/Divulgação)

Após anunciar a cobrança de energia pela média de consumo, a Enel está adotando uma nova medida para verificar o quanto os consumidores goianos estão gastando de eletricidade. Já neste mês a empresa pretende implementar a autoleitura, como explica a diretora de Operações comerciais da Enel em Goiás, Alessandra Koslowski.

“Essa é uma funcionalidade que visa reduzir o número de pessoas circulando em Goiás. A partir da segunda quinzena, o cliente vai poder entrar no nosso site (www.enel.com.br) ou no nosso aplicativo, e inserir em data específica que a gente vai informar para os clientes o período de faturamento deles, para informarem a nossa leitura que está marcando no medidor de energia da sua residência, e a Enel vai utilizar essa leitura para calcular a sua conta de energia do mês”, afirma.

A gestora da Enel explica que a autoleitura será mais uma alternativa para a verificação de consum, já que a cobrança por média também poderá ser realizada. “A gente precisa buscar um maior número de ações possíveis para atender as orientações do Ministério da Saúde, para passarmos por esse período de pandemia. Encontramos uma solução que equilibra a mudança de comportamento de consumo dos clientes nesse período, porque a gente tem locais que estavam abitados e agora estão fechados. A média é uma ação que está deliberada pela medida extraordinária da Aneel, mas a Enel entendendo que quer mitigar qualquer tipo de variação de consumo, decidiu rapidamente tentar desenvolver essa funcionalidade da autoleitura para disponibilizar para o nosso cliente”, relatou. 

Koslowski respondeu também se, com essa medida de declaração espontânea, a empresa não estaria sujeita a informes de má-fé ou que não corresponderiam à realidade de consumo. “A gente acredita no nosso cliente goiano, a gente acredita que o nosso cliente tem a melhor intenção. Na verdade, enviar a leitura errada não é uma boa solução, porque a leitura do medidor é progressiva, e no momento que a gente voltar a realizar a leitura em campo e o profissional ler o medidor e mandar para a Enel, a gente vai perceber que houve essa diferença, e vai haver cobrança”, explica.

A Enel pretende lançar nos próximos dias campanhas explicativas referentes à autoleitura. Com ela, o próprio consumidor pode informar o que gastou por mês de energia elétrica.

Com informações do repórter Rafael Bessa