Como a cultura pode influenciar no desenvolvimento de crianças e dos adolescentes? Para responder a essa pergunta a Sagres ouviu a Produtora de Cultura do Sesc Goiás, Aline Vieira. Segundo ela, o desenvolvimento cognitivo da criança é diretamente influenciado pelo saber artístico.
“Em todos os âmbitos essa influência é positiva, tanto na formação do pensamento crítico, da socialização na primeira infância, quanto na apreciação artística. Mesmo que ela não tenha idade ainda para praticar atividade artística, ter esse contato faz com que ela tenha uma outra percepção de mundo, o que vai ajudar bastante na formação desta criança,” ressalta Aline.
A especialista disse ainda que a importância da formação cultural vai além do desenvolvimento de crianças e adolescentes. Segundo ela, ter contato com outras culturas e maneiras de pensar é fundamental para o desenvolvimento do pensamento crítico.
“A arte e a cultura é inerente ao ser humano, pois estamos envolvidos diretamente dentro dela. Ter um contato com diversas culturas e forma de artes faz com que nós nos tornemos mais críticos, ajuda na formação do caráter e da individualidade. Olhar e compreender a cultura do outro, essa relação com o mundo, é o que nos forma como indivíduos sociais”, disse Aline.
Confira a entrevista completa:
Leia mais: