O Campeonato Goiano começa no próximo dia 25 e a Federação Goiana de Futebol já fechou com TV Anhanguera para as transmissões. Todo sábado, às 16h20, um jogo será exibido sem que os clubes recebam pelo contrato, algo “longe do ideal” como disse o presidente da FGF André Luiz Pitta, que em entrevista para a Sagres ponderou que os clubes podem faturar de outra forma.

“Não temos que levar em consideração somente o dinheiro direto que vem da TV e, sim, o que ela agrega. Um exemplo é que temos alguns patrocinadores que levam o material esportivo para a maioria dos times do interior. Temos os patrocinadores de placas de publicidade, dessas equipes têm também o interessa na transmissão do campeonato, então isso tudo agrega na hora de buscar outros patrocínios para que possam pagar a conta do campeonato”, disse Pitta, que ressaltou a compreensão dos clubes de Goiânia, na assinatura do contrato.

“Nós tivemos conversas com várias emissoras e a que chegou com mais condições de nos atender foi a TV Anhanguera. Claro que está longe de ser o ideal que nós buscávamos, mas o importante para o momento é que a gente possa ter a transmissão, visibilidade, então os clubes entenderam isso, principalmente as equipes da capital e conseguimos chegar nesse acordo”.

Segundo o presidente da FGF, apesar de não ter o “dinheiro direto que vem da TV”, com a possibilidade de faturamento através da visibilidade, existe uma forma dos clubes receberem, que seria através da utilização do espaço publicitário na própria TV Anhanguera durante as transmissões dos jogos.

“Pode ser neste formato. Os clubes podem usar essa cota também pra campanhas internas, como sócio-torcedor ou outra coisa semelhante. Nós sabemos que não é o ideal, mas nós vimos a Globo saindo de vários campeonatos estaduais, outras televisões, por enquanto, não estão entrando da maneira que a gente espera. A partir de agora, temos que trabalhar pensando em 2023, na tentativa de conseguir parceiras que sejam boas financeiramente. É óbvio que a Anhanguera é a televisão de maior audiência do estado, que traz e agrega para o campeonato, e sem dúvida nenhuma, traz essa audiência importante para o Campeonato Goiano”.

Transmissão por streaming

Além da transmissão pela televisão aberta, o streaming, exibição pela internet, também será utilizado no Goianão. A ideia da FGF é que todos os jogos do campeonato sejam exibidos pela plataforma Eleven, de graça, no entanto os clubes podem optar por cobrar do torcedor em algumas partidas.

“É uma aposta que estamos fazendo. As conversas estão bem encaminhas e acredito que vamos anunciar essa parceria nos próximos dias, que seria a transmissão de 100% dos jogos. Obviamente que isso demanda um custo considerável de transmissão e estrutura e por ser o primeiro ano a nossa ideia é fazermos alguns jogos com uma transmissão um pouco mais simples, como temos visto na Copa São Paulo. A ideia é fazer com que o torcedor tenha acesso aos jogos e passe a saber que essa possibilidade existe. A partir de 2023 a intenção é criar um pacote do futebol goiano. Tem uma conversa com a Eleven, que em um jogo ou outro, o clube pode optar em fazer a cobrança”

Placas de publicidade

Outra forma de arrecadação para clubes e Federação são as placas de publicidade nos gramados. De acordo com André Pitta, existe uma parceria que viabiliza o pagamento de despesas do Goianão.

“Temos uma parceira com os clubes. 50% das placas são dos clubes e a outra metade é da Federação, que a vendas dessas placas, viabiliza algumas despesas do campeonato, como o pagamento de toda arbitragem, hospedagem e alimentação nas viagens dos clubes e outras despesas que acabam ocorrendo ao longo do campeonato”.