Se um lado de um tripé não funciona bem, ele perde o equilíbrio e pode cair. Foi dessa ideia que John Elkington criou na década de 1990 o Triple Bottom Line, conhecido também como Tripé da sustentabilidade. O conceito de Elkington propõe que três pilares devem ser partes importantes em qualquer empresa: Financeiro, Social e Ambiental.

John Elkington é um consultor e escritor de Padworth, Reino Unido. O britânico foi um dos pioneiros idealizadores do desenvolvimento sustentável no mundo, alertando empresas para a importância de atender metas sociais e ambientais para além do lucro em suas produções.

Até então, o posicionamento de uma empresa no mercado pendia para o quão rentável ela era.  Mas o tripé de Elkington estabeleceu a produção sustentável e o bem-estar humano também como destaques dentro das empresas. Desta forma, para que o tripé fique de pé, o resultado financeiro precisa acompanhar um bom uso dos recursos naturais e  a valorização de quem produz e consome, o ser humano.

Desenvolvimento Sustentável

Uma empresa sempre visa o lucro e são os resultados financeiros que ditam o futuro de todos os envolvidos, desde o proprietário, aos investidores, funcionários ou agentes terceirizados. Porém, já é possível observar que o consumidor tem se preocupado cada vez mais com o impacto ambiental e humano dos produtos que compra e essa responsabilidade com o próprio consumo tem dado ainda mais destaque para o tripé da sustentabilidade.

É essa percepção de consumo e responsabilidade socioambiental das pessoas que tem levado as empresas à busca de um capitalismo sustentável. Ou seja, é preciso sim pensar no lucro, mas também é necessário produzir de forma sustentável para o bem do planeta e do futuro da humanidade. 

Já existem diversos movimentos para um mundo mais sustentável e para que todos se responsabilizem por ações ecologicamente corretas, seja para empresas ou para cada indivíduo em particular. 

Fonte: Brasil Escola

A principal delas é a coleta seletiva de lixo. A produção de resíduos é constante em nossas vidas e reconhecer os impactos negativos causados por essa atividade é positivo. Pois é isso que leva o ser humano a adotar práticas que melhorem a gestão de recursos naturais e seu destino final.

Dessa prática surgiu um modelo de educação ambiental e consumo chamado 5 Rs, que visam uma melhor gestão dos  resíduos naturais do planeta.

Repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar são práticas de equilíbrio e sustentabilidade para o descarte, consumismo, comportamento, reaproveitamento e quantidade de produtos e matérias-primas que utilizamos no dia a dia. Além do cotidiano, são ações agora valorizadas também na produção em alto escala de indústrias.

Responsabilidade Social

A responsabilidade social de uma empresa é promover o bem-estar social dentro e fora dela. Esse pilar busca uma gestão transparente, pautada pela ética com seus funcionários e consumidores, ou seja, com a sociedade. 

A função social de uma empresa pode ser atribuída como uma política dela mesma através de investimentos em saúde, integração com o espaço comunitário em que está localizada, ajuda a instituições sociais e se manter acessíveis para pessoas com limitações e deficiências.

Responsabilidade Financeira

A responsabilidade financeira da empresa corresponde ao seu dever fiscal e também a gestão responsável dos recursos obtidos, evitando desperdícios. Ela deve atender a todos os direitos e deveres trabalhistas e obedecer as leis que legalizam sua atuação.

Responsabilidade Ambiental

A responsabilidade ambiental da empresa está ligada ao seu impacto ambiental, o que faz com que este pilar seja considerado um valor em qualquer organização. Ela visa condutas para um mundo mais sustentável, com isso, o crescimento econômico e a conservação dos recursos naturais do planeta estão totalmente associados.

As empresas podem adotar práticas como gestão ambiental, reutilização, material com menor impacto ambiental e menos poluentes. Além de se preocupar com todo o ciclo do produto até se tornar um resíduo sólido, utilizar  fontes de energia limpa e renovável, realizar tratamento de água e acompanhe a emissão de carbono.

Leia mais: