Nessa quarta-feira (11) mais um episódio inédito do Literando vai ao ar na Sagres TV (canal 26.1), dessa vez os gêneros textuais de biografia e autobiografia são os temas centrais da conversa literária. A escrita sobre a vida é o traço em comum de ambos os gêneros que, ao longo da história, servem como registro de experiências pessoais e como marcos de eventos históricos e sociais.
No episódio #6 da segunda temporada, os convidados são a professora de Literatura, Denise Dias e o escritor Maurício Rosa, autor da biografia “Na proa do trovão”, uma homenagem ao avô que não chegou a conhecer pessoalmente. Ao longo do episódio, é possível compreender as características essenciais da narrativa e ainda somar novas dicas de leituras à estante.
Assista ao episódio completo
O programa
Antes de escrever este texto, no papel de “entrevistar a mim mesma”, me empenhei na tarefa de responder “Por que ter um programa para falar sobre livros?”, e penso que é inevitável não destacar o papel de transformação social presente nos livros.
A Literatura fornece visões sobre o passado, presente e futuro. Nos ajuda a acessar conhecimentos e visões de mundo mais amplos. Fornece um respiro aos nossos cérebros que na atualidade, estão submersos em tecnologias e informações.
O livro precisa chegar a lugares mais longes. Segundo a pesquisa “Panorama do Consumo de Livros”, de 2023, cerca de 84% da população brasileira acima de 18 anos não havia comprado nenhum livro nos últimos 12 meses que antecederam o questionário. Nesse sentido, ao longo dos episódios da primeira temporada, desejo conversar com quem lê, mas também com aqueles que pouco ouvem a respeito de livros. Diante disso, a televisão é capaz de chegar a espaços que este texto talvez não alcance.