Modelo de helicóptero que caiu em Piranhas (Foto: Léo Iran/fotosshows/730)

A Secretaria de Segurança Pública e Justiça (SSPJ) vai levar aos Estados Unidos o Control and Display Unit (CDU), equipamento que corresponde ao computador de bordo do helicóptero da Polícia Civil que caiu no em maio deste ano, matando oito pessoas, entre elas cinco delegados da Polícia Civil de Goiás.

Todos os passageiros do helicóptero estavam envolvidos na reconstituição do crime em Doverlândia, onde sete pessoas foram degoladas.

O CDU está na cidade de São José dos Campos, sob a responsabilidade do Centro Tecnológico da Aeronáutica (CTA) e do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).
A comissão de investigação do caso levará o CDU no próximo dia 25. A previsão é que o fabricante precise de três dias para abrir o CDU e mais dois dias para analisar o conteúdo.

De acordo com o relatório preliminar feito pelo Cenipa, há a possibilidade de que a aeronave tenha caído por problemas no sistema de combustível. Mas, segundo a superintendente de Gestão e Planejamento da Secretaria de Segurança Pública, Luciana Daher, ainda é muito cedo para afirmar alguma coisa. “Não queremos afirmar nada enquanto não obtivermos respostas do fabricante do CDU. Ainda é muito cedo para dizer o motivo da queda do avião”, diz.

Luciana Daher afirma também ser bem improvável que o acusado do crime em Doverlândia, Aparecido Sousa Alves, que também estava no helicóptero tenha alguma coisa a ver com a queda da aeronave. “Essa hipótese está praticamente descartada, mas, como disse, não queremos afirmar nada antes da análise do fabricante”, reafirmou.

O crime

No dia 28 de abril, sete pessoas foram degoladas em uma fazenda na zona rural de Doverlândia. Morreram o dono da fazenda e o filho dele, um caseiro da propriedade e dois casais que haviam ido visitar o fazendeiro. O principal suspeito do crime, Aparecido Souza Alves, tinha 22 anos e faria a reconstituição do crime para cooperar com a investigação quando a aeronave da Polícia Civil caiu.

Do Goiás Agora.