Um relatório da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad na sigla em inglês) revela que uma possível escassez de cobre pode ameaçar a transição para energia limpa e economia digital. A ONU afirma que a demanda global por cobre deve aumentar mais de 40% até 2040, mas avalia que a oferta não está crescendo no mesmo ritmo.
O cobre é utilizado em veículos elétricos, fontes de energia renovável, centros de dados e redes inteligentes de comunicação e infraestrutura de inteligência artificial. Por isso, o metal é essencial para a chamada economia verde. No entanto, o documento da ONU destaca que para atender a demanda da transição seriam necessários US$ 250 bilhões em investimentos até 2030 e 80 novas minas de cobre.
A questão apontada como possível escassez no relatório é que pode levar até 25 anos para que novas minas de cobre entrem em operação, o que para a ONU torna o déficit do metal “iminente”. Apenas cinco países do mundo concentram mais da metade das reservas globais de cobre: Austrália, Chile, Peru, República Democrática do Congo e Rússia.
*Com ONU News
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, então, o ODS 04 – Educação de Qualidade.
Leia mais: