A Escola Municipal de Tempo Integral (EMEI) Monteiro Lobato, localizada no Jardim Tiradentes, em Aparecida de Goiânia, inaugurou neste sábado (08) um pomar didático em sistema de agrofloresta. Desenvolvido pela própria escola, o projeto recebeu apoio e parceria da Cinq Desenvolvimento Imobiliário, que implantou a primeira agrofloresta do município em um de seus empreendimentos.

A agrofloresta combina espécies arbóreas e alimentícias, promovendo a produção sustentável de alimentos e a preservação ambiental. Este sistema de plantio reúne culturas alimentícias com árvores que integram a floresta, favorecendo a recuperação do solo e da vegetação local.

O pomar da EMEI Monteiro Lobato possui cerca de 350 mudas de diversas espécies frutíferas e nativas, incluindo banana, pitanga, mexerica, limão, laranja, acerola, goiaba, jaboticaba, abacate, manga, amora, cacau, café, pitomba, araçá, cagaita, ipês (amarelo, branco e rosa), ipê mirim, flamboyant mirim, jacarandá mimoso, jatobá, aroeira pimenteira, mutamba, guapuruvu, cajá, crandiúva, paineira, eucalipto, mamão, abacaxi, mandioca, tamboril, guariroba e pupunha.

A iniciativa, proposta pelos professores da unidade escolar, começou a se materializar na sexta com o plantio das primeiras mudas realizado por alunos, pais e a comunidade local. Este projeto não apenas educa os alunos sobre a importância da sustentabilidade, mas também proporciona alimentos frescos para as famílias dos estudantes.

“O pomar funcionará como um anexo do laboratório de ciências da escola. Os alunos aprenderão sobre a importância da preparação solo, e a mistura dos tipos de plantas para controle de pragas. Além disso, compreenderão sobre produção de alimentos e preservação ambiental”, afirma o professor Thiago Coutinho.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 02 – Fome Zero e Agricultura Sustentável; ODS 04 – Educação de Qualidade; ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis

Leia também: