Foto: Reprodução/SagresTV

Ao chegar na escola, a impressão é que se está em uma chácara. Mas, na verdade, é uma escola. O espaço possui 7 mil metros quadrados, com muitas árvores, flores, bichos, ar puro e muita imaginação. Tudo isso fica no Setor Jardim Imperial, em Aparecida de Goiânia. 

É assim, em meio à natureza, que alunos de 2 a 10 anos estudam, tanto da educação infantil como da primeira fase do ensino fundamental. Logo na chegada, a equipe da Sagres TV acompanhou uma turma que foi à horta orgânica colher couve e alface, que foram usadas para preparar o almoço de todos. A escola, criada há 10 anos, tira do papel e põe, na prática, um projeto educacional inovador.

Em julho deste ano, representantes da Escola Casa Verde foram à Espanha receber um certificado que somente 6 colégios no Brasil conseguiram, por praticarem um método inovador e criativo. O documento foi concedido pela Rede Internacional de Escolas Criativas (RIEC), depois de 2 anos de visitas e acompanhamento na escola de Aparecida de Goiânia. 

A RIEC é uma organização que reconhece instituições de ensino, de educação, com práticas e metodologias pedagógicas de formação inovadores e transdisciplinares. A solenidade de entrega do certificado ocorreu durante o 9º Fórum Internacional de Escolas Criativas, na Universidade de Barcelona. Para a avaliação das instituições, a RIEC utiliza a pesquisa chamada VADECRIE.

sala de aula 3

Alunos colhem os vegetais que compõem o cardápio do almoço na escola (Foto: Reprodução/Sagres On)

Transdisciplinaridade

Ensino e formação inovadores e transdisciplinares. Esta última é uma palavra difícil, mas na prática fica fácil entender. São raros os momentos em que os professores ensinam uma única disciplina. Elas são aprendidas ao mesmo tempo. Em um espaço na área externa à sala de aula, os alunos, sentados no chão, aprendem lições de raciocínio lógico-matemático brincando com cartas e xadrez. 

Mais adiante, com instrumentos de percussão e música, os pequenos desenvolvem dança, ritmo e musicalidade em uma das arenas da escola, e aprendem aspectos da cultura regional.

sala de aula 2 

A escola conta ainda com uma encantadora casa na árvore, um dos espaços preferidos pelos alunos. Para chegar até lá, a turma passa por uma espécie de ponte, parecida com as usadas na prática de arvorismo. Lá em cima, os alunos têm uma atividade de leitura e contação de histórias. 

O impressiona é o fato de que, em boa parte do período, alunos de turmas diferentes se misturam. Os mais velhos ensinam os mais novos em uma lição de socialização. Essa mesma impressão marca até hoje a estudante Yeva Rocha, de 7 anos. “Aqui não existe isso da turma do 4º ano não se misturar com a do 3º”, afirma. 

“A escola trabalha com todas as competências que todas as outras escolas também trabalham. Só que a metodologia, o jeito de efetivar os objetivos elencados para cada grupo, é diferente”, esclarece a diretora Elizete Lima.

Thátila Selicani é mãe do aluno Levi, de 3 anos. “Procurei escolas para meu filho. Nas convencionais, ficava intrigada com tanto concreto, salas fechadas. Aqui, me encantei com a possibilidade de meu filho aprender brincando e em contato com a natureza”, descreve. 

Salas de aula

A Escola Casa Verde também tem salas de aula, mas a maior parte das atividades acontece mesmo ao ar livre, método inspirado na pedagogia de quintal. 

“A sala de aula fechada só é usada, por exemplo, quando está chovendo”, conta a coordenadora pedagógica Elaine Almeida. “A maior parte das atividades é feita ao ar livre”, explica. 

sala de aula

Fotos: Reprodução/SagresTV

Confira a reportagem de Silas Santos

{source}
<iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/1iPsWvasWXs” frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture” allowfullscreen></iframe>
{/source}