A Escola Municipal Benedito Soares de Castro, do Conjunto Caiçara utilizou o Google Meet para realizar diagnóstico de leitura com os alunos. A avaliação dos alunos por meio da internet, foi feita para seis turmas da instituição, do primeiro ao quinto, que estudam em tempo integral. Essa ideia de executar a análise dos estudantes teve decisão dos professores.

De acordo com a coordenadora pedagógica, Celeste Clara de Morais Ramos, a participação foi excelente. “Os alunos precisam do contato visual com os educadores e isso estimula a leitura e a participação das atividades”, ressaltou.

Em cada turma, o professor elaborou um roteiro e trabalhou textos disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem Híbrido (Avah). No primeiro e segundo, as professoras trabalharam palavras, parlendas e textos menores. Do terceiro ao quinto ano, foram histórias e textos maiores.

Silvênia Helmer de Souza Teixeira, professora do quinto ano, ficou satisfeita com os momentos de aprendizagem. “Foram dias de aulas proveitosos. Deu para ter uma base de como os alunos estão e qual o trabalho que podemos fazer de agora em diante”, contou a professora.

“Tivemos a participação de 23 alunos de uma turma de 30. Foi possível perceber o domínio dos alunos com a tecnologia, o espaço virtual e as ferramentas disponíveis. Eles posicionaram os cadernos na tela e até a organização do caderno conseguimos avaliar. Se apresentavam, fechavam os microfones na hora certa e acredito que se sentiram realmente em uma sala, mesmo que virtual”, completou Teixeira.

No início do Avah, a Escola Municipal Benedito Soares de Castro fez vídeos tutoriais de apresentação da equipe de professores da instituição e da utilização do Ambiente Virtual. Conforme a diretora da instituição, Lívia Mara de Souza Araújo, desde o início da pandemia, a escola está em contato com as famílias, para facilitar o acesso dos alunos e a aprendizagem.