A Mostra Pedagógica, Cultural e Tecnológica de Aparecida, que aconteceu no CEL da OAB, no Jardim Rio Grande teve um dia inteiro de atividades. No palco, apresentações artísticas de alunos de várias escolas. E não é apenas no palco que havia atividades, nos stands mais dança, música e coreografia.
Foto: SagresTV
Em um só local, são apresentados projetos de estudo e experiências realizadas pelas 94 escolas da rede municipal de ensino. A secretária de Educação Valéria Pettersen disse que é uma forma de alunos, professores e toda a comunidade escolar mostrar ao público o que tem sido produzido nas escolas.
O tema da mostra é Educação: construindo uma cidade inteligente. O prefeito Gustavo Mendanha foi ao evento e reafirmou que o tema da mostra é justamente o que a Prefeitura tenta implantar em toda a cidade. “Para ter uma cidade assim, precisamos de cidadãos inteligentes. E é justamente isso que estamos fazendo nas escolas, formando uma nova geração para novos tempos.”
Estandes com muitas novidades
Em vários estandes, os alunos mostraram o que têm aprendido e praticado nas escolas. No stand da inclusão, todos se esforçam e auxiliam para que crianças com deficiências física, visual e intelectual possam estudar lado a lado com os demais alunos. Já no stand de alimentação saudável, o público pôde aprender sobre reaproveitamento integral dos alimentos, como uso de cascas, e a importância de incluir nas refeições do dia a dia frutas e verduras. Além disso, aprenderam sobre o risco de produtos industrializados.
“Eu não sabia que um suco de caixinha e salgadinho industrializado tinham tanto açúcar e sódio. Vou tentar evitar”, disse a aluna Nailana Vasconcelos, de 10 anos.
No stand sobre meio ambiente, brinquedos sustentáveis, feitos com materiais reciclados, e experiências com compostagem. Alunos de duas escolas municipais mostraram que têm feito sabão em barra e em líquido com álcool e óleo de soja, pois apenas um litro de óleo de soja, se despejado direto no meio ambiente, pode contaminar 1 milhão de litros d’água, rios e mananciais. O sabão é utilizado para limpeza das escolas e os alunos também podem levar para casa.
Um dos stands que mais chamou a atenção foi o que apresentou as experiência com robótica. 50% das escolas municipais de Aparecida já têm a previsão que até o final do ano que vem tenham aulas de robótica. “A Robótica mudou minha forma de estudar. Trouxe novo ânimo, disposição e gosto pelos estudos”, diz a estudante Adryelly Cristina.
Confira a reportagem de Silas Santos
{source}
<iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/FIFXB_DG_HQ” frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture” allowfullscreen></iframe>
{/source}