Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

De acordo com o último Censo da Educação Superior no Brasil, publicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira, o Inep, em 2017, entre 2010 e 2015, 56% dos estudantes que ingressaram em uma universidade ou faculdade acabaram desistindo no meio do caminho ou trocaram de curso no decorrer da graduação. Ou seja, nesse mesmo período, quase que 1,4 milhão de alunos dessa modalidade de ensino passaram por alguma situação de instabilidade na vida universitária, desistiu, trancou a matrícula ou mudou de curso.

Além do fator econômico, especialistas também apontam a falta de uma orientação adequada e planejamento dos jovens a escolha. A especialista em desenvolvimento humano, Karina Duarte, afirma que o processo de definição do curso de graduação a ser seguido exige a ampla construção de um autoconhecimento.

Confira na reportagem de Letícia Martins

{source}
<iframe width=”100%” height=”166″ scrolling=”no” frameborder=”no” allow=”autoplay” src=”https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/tracks/640537434&color=%23ff5500&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&show_teaser=true”></iframe>
{/source}