(Fonte: Reprodução/Internet)

O jornalista André Trigueiro, especialista em jornalismo ambiental e atua no programa Cidades e Soluções da GloboNews, concedeu entrevista ao vivo no programa Manhã Sagres, desta sexta-feira (1), para analisar os impactos e as causas da tragédia na cidade de Brumadinho, em Minas Gerais.

Buscas em Brumadinho prosseguem pelo oitavo dia

O especialista acredita que a cobiça é a causa da tragédia da Vale e seria injusto atrelar a cidade de Brumadinho para não estigmatizar a cidade e retirar a responsabilidade das empresa multinacional, superavitária e que integra um mercado que é responsável por 25% do Produto Interno Produto (PIB) do Brasil, perdendo para o Petróleo e o Agronegócio.

– “Não foi um acidente”, resume o jornalista.

André Trigueiro esclareceu que foram desenvolvidos seis projetos para elevar os níveis de exigência para construção e manutenção das barragens no Brasil. Todos foram engavetados no Congresso Nacional e são fortemente influenciado pelo Lobby da Mineração que pleiteia 20 mil novas áreas de exploração, inclusive em áreas indígenas.

Quanto a responsabilidade do atual governo de Jair Bolsonaro, o jornalista isenta o atual governo, mas espera ações mais funcionais na área ambiental

“Quando você vira presidente você deixa o CPF e passa a assumir a responsabilidade pelo CNPJ. Não é responsabilidade do atual governo, mas o Ministério do Meio Ambiente não tem a relevância” justificou Trigueiro.

Confira a entrevista na íntegra:

 {source}
<iframe width=”100%” height=”166″ scrolling=”no” frameborder=”no” allow=”autoplay” src=”https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/tracks/568456050&color=%23ff5500&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&show_teaser=true”></iframe>
{/source}