O resultado das eleições do último domingo, onde Luis Inácio Lula da Silva foi eleito pela terceira vez como presidente do Brasil, traz expectativas de reflexos na economia brasileira. Alguns impactos já começaram a ser sentidos, mesmo tendo se passado apenas três dias desde o fim do pleito.

Em entrevista à Sagres, o economista Luis Carlos Ongaratto, elencou alguns destes impactos imediatos. Segundo ele, mesmo com o otimismo inicial, o momento é de ter cautela.

Assista a entrevista completa:

“Alguns sinais a gente já pôde perceber em apenas três dias, o preço do Dólar caiu e a Bolsa de Valores está em alta, por exemplo. Percebe-se também uma maior movimentação internacional para a atração de investimentos, o que pode se reverter na geração de emprego e renda. Mesmo assim, o ideal é aguardar para saber como o novo governo será composto. A inflação ainda está muito alta e muitos reflexos econômicos ainda serão sentidos”, afirma o especialista.

O economista disse ainda que, apesar das preocupações geradas pela transição governamental, a perspectiva para a retomada da economia a partir de 2023 é boa.

“Algumas medidas e ações são esperadas para 2023, como o aumento do salário mínimo. Outros movimentos já começam a ser sentidos no cenário internacional, como a reaproximação de alguns países com o Brasil, uma vez que estávamos com as relações internacionais bem abaladas”, disse Ongaratto.

Leia mais: