Impulsionado pela pandemia do novo coranavírus, os brasileiros estão buscando novas formas de fugir do desemprego e da baixa renda, criado assim o seu próprio negócio. Em entrevista ao Sagres em Tom Maior desta terça-feira (6), a especialista em Carreiras Rebeca Toyama, destaca pontos importantes aos novos empreendedores, e dicas de como encarar o desafio do empreendedorismo.
“Empreendedorismo para gente é um passo em direção ao autoconhecimento, então a primeira característica que a gente precisa trabalhar com o empreendedor é o autoestima e auto confiança”, explica.
De acordo com o dados do Portal do Empreendedor do Governo Federal, o número de microempreendedores individuais (MEIs) no país cresceu 10,02% no primeiro semestre de 2020, chegando a mais de 10 milhões de registros.
“A gente tem dois aspectos, eu sempre olho positivo e outro não muito positivo. O positivo levou muitas pessoas a pensarem em suas carreiras, será que eu quero continuar fazendo o que estou fazendo? Por outro lado a gente acompanhou o índice de desemprego que foi crescendo bastante”,
Segundo Rebeca Toyama, é importante ter na ponta do lápis o controle de despesas e gastos. Quanto maior o controle, melhor será o orçamento.
Dicas que podem ser aplicadas em seu projeto
1- Trabalhe o autoconhecimento para aprender a focar a mente e o coração em uma única direção;
2 – Identifique 3 negócios que te inspirem;
3 – Encontre 2 pessoas que possuam experiência positiva em sua área de interesse;
4 – Transforme os aprendizados em ação;
5 – Apresente seu projeto para 3 pessoas e peça a opinião delas;
6 – Aprimore seu projeto e desenvolva a oferta do produto e serviço.
Confira a entrevista na íntegra a seguir no Sagres em Tom Maior #113