Durante a eleição no último domingo (15) o Tribunal Superior de Justiça apresentou falhas de apuração dos votos. A instabilidade aconteceu devido ao ataque de hacker no sistema eleitoral. Em entrevista ao Manhã Sagres, o especialista em Tecnologia e Inovação, Arthur Igreja falou sobre esse assunto.
“O problema foi quando o aplicativo do e-Título tentava acessar os computadores da Justiça Eleitoral, porque esse computadores, segundo as afirmações foram feitas, um deles tinha sido colocado em forma de backup em proteção em virtude do ataque, aí as pessoas não conseguiam usar”, afirma.
O especialista diz que não houve perda de dados, e que as informações roubadas datam de 2010, mas afirma que é necessário tomar cuidado no próximo turno e nas eleições seguintes. Igreja afirma ainda que o problema pode acontecer com qualquer sistema.
Por causa dos ataques, muitas pessoas não conseguiram justificar o voto no dia da eleição. Arthur Igreja é uma dessas pessoas. Os eleitores não conseguiam devido à quantidade de acesso simultâneo, já podem usar o aplicativo normalmente.
Cerca de 300 mil pessoas não foram às urnas em Goiânia no domingo (15). O eleitor que não conseguir fazer a justificativa em escolas, ou pelo e-Título, deve ir pessoalmente em qualquer cartório eleitoral e levar o requerimento de justificativa pós-eleitoral preenchido.
Nos locais em que houver segundo turno e o eleitor não votar, deve justificar da mesma forma. Caso o eleitor realize a justificativa, pagará uma multa e pode ter dificuldade de desenvolver algumas atividades como tirar passaporte ou fazer matrícula em universidades públicas.
Confira o Manhã Sagres desta terça-feira (17)
TALITA SOUZA é estagiária do Sistema Sagres de Comunicação, em parceria com a IPHAC e a Faculdade Fasam Sul-Americana sob a supervisão do jornalista Johann Germano