No dia 27 de maio, foi celebrado o Dia Mundial da Saúde Digestiva. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a bactéria que causa a gastrite atinge 50% das pessoas no mundo.

Aqui no Brasil o número é ainda maior. A Federação Brasileira de Gastroenterologia estima que a doença está presente em cerca de 70% da população brasileira. Para falar mais sobre o assunto, o Sistema Sagres recebeu o médico gastroenterologista, Renan Marangoni.

“Talvez a doença mais frequente das pessoas procurarem nosso consultório são por queixas relativas à digestão, dor, queimação, às vezes refluxo. Lógico que tem outras doenças que são conhecidas, como os cânceres no aparelho digestivo, mas não são as mais frequentes”, revelou.

De acordo com o especialista, a gastrite tem mais de uma causa. A mais comum é a gastrite infecciosa, mas ainda conforme o médico, existem também outras infecções que podem levar à gastrite.

“Às vezes as pessoas já ouvem falar que foi ao pronto-socorro, ouve do médico que tem uma virose, porque tem alguns vírus que podem causar infecções no aparelho digestivo e dar queixa, aquela sensação de queimação. Pode ter ou não diarreia associada. Outras substâncias, que não são infecções, como medicamentos, bebida alcóolica, refrigerante e cafeína podem dar a gastrite reacional”, explicou.

Confira a entrevista completa: