Diante da pandemia e das mudanças que ela trouxe, talvez um dos questionamentos mais comuns entre os pais seja o que os alunos estão perdendo por não frequentarem a escola. De acordo com a ciência, se nada mudar, dentro de três anos as rotinas terão voltado ao normal. Do contrário, a outra possibilidade é de que a população viva os impactos da pandemia pelas próximas décadas.

Sobre o assunto, o Sinal Aberto edição do almoço conversou com o psicanalista Jairo de Paula, que destacou que os pais devem entender o ensino remoto apenas como uma mudança. “A gente não perde, nós vamos criar coisas novas”, enfatiza o psicanalista.

Nesse sentido, Jairo pontuou que os pais não devem ter receios das aulas remotas, mas se aproximar dos filhos e acompanhar as lições, uma vez que tal medida também é nova para o aluno. “Em relação a educação, os professores já estavam buscando inovações. E hoje ele continua buscando. Nossos professores são bons. Nós podemos confiar”, complementou.

O psicanalista destacou como importante o autocuidado que ele dividiu em quatro fases: o autoconhecimento, a nutrição, o sono e a criação de laços afetivos. Segundo ele, se beneficiar dessas quatro fases nutri corpo e alma do indivíduo. Assim, a rotina diária ficará mais leve e divertida.