Foi decidido em uma reunião na Agencia Nacional de Transportes Terrestres, ANTT, como vai ser administrada a questão das linhas de transporte interestadual entre as cidades goianas do entorno de Brasília e o Distrito Federal. Durante mais de 2 anos, ações do Ministério Público Federal tem colocado a questão para ser resolvida pela ANTT pois é a agencia responsável pela gerencia das linhas.

Na reunião, ficou acertado que essa questão fica sob a responsabilidade do estado de Goiás, que vai coordenar a cooperação com o Distrito Federal. O Governador Alcides Rodrigues relata que deve ser feito um ajustamento de tarifa, com a criação da taxa única para as cidades do entorno. “Nós sabemos que a tarifa aqui tem sido motivo de reclamação de muitos usuários e esse é um dos motivadores da visita ao presidente da ANTT”.

O deputado Sandro Mabel, que esteve na reunião, destaca a importância dessa decisão de unificar a tarifa para os moradores do entorno. “Vamos ter uma equalização de tarifas, aqui tem tarifa de R$ 2,90 e R$ 4,30 e o pessoal de Brasília não quer contratar pessoas dessas cidades porque sai muito caro”, informou.

O presidente da ANTT, Roberto Figueiredo, explica que, alám da questao de transporte intermunicipal assumido pelo Governo de Goiás, também está em andamento outro projeto, que é a construção de uma ligação via trilhos entre Luziânia, Cidade ocidental e o Park Shopping em Brasília. “A linha ferroviaria ligando a duas cidades já está pronta, o que é preciso é investir na infra-estrutura do embarque dos passageiros”, disse.