Nesta quinta-feira (28), o Verdão entra em campo para fazer sua estreia na Copa Sulamericana 2014, contra o Fluminense. A competição tem um histórico de não ser muito bem vista pelos clubes brasileiros, que muitas vezes colocam em segundo plano a disputa continental. Essa pode ser um tendência do Goiás, que já vive situação delicada no Brasileirão da Série A.

Porém, o meia Tiago Real vê com grande importância essa competição. “A Sulamericana, se for vista com toda a seriedade, é uma competição que dá uma vaga para a Libertadores de maneira mais fácil do que outros campeonatos. É um torneio importante e nosso time tem tudo para fazer uma grande competição”, declara o jogador.

Com isso em mente, ele acredita que o time tem capacidade de se manter bem tanto na Copa Sulamericana quanto no Brasileirão. “O Goiás entra forte em ambas competições. Temos um bom time, com muitos garotos, mas forte. Dá para entrar nas duas competições sem ter que priorizar uma delas. Temos time para disputar bem e chegar longe em ambas”.

Um dos grandes empecilhos para colocar em prática a ideia de não priorizar nenhuma competição é a dificuldade física que os atletas passam a ter com o desgaste, ocasionado pela forte sequência de jogos. Para evitar lesões e fadigas, quase todos os times brasileiros fazem rodízio de plantel para suportar ambas disputas.

Tiago Real admite que uma atenção especial é necessária, mas, para ele, um atleta pode aguentar a carga: “Claro que temos que ter uma preocupação a mais com o físico, por ter que jogar duas vezes na semana, mas acho que não atrapalha o rendimento. Jogador gosta de jogar. Quanto mais jogos tivermos à disposição, mais você trabalha, evolui e mostra seu potencial”.