Um projeto que visa a inspeção das condições do pavimento e rodovias brasileiras, através do uso de imagens foi desenvolvido pela estudante de Engenharia Civil Lara Louise, do Instituto Federal Goiano de Rio Verde (IFG). O projeto foi premiado no XVII Rio de Transportes. A estudante, em entrevista ao Sagres em Tom Maior, contou como surgiu a ideia para o projeto.
“Quando a gente pensa no nosso Brasil, esse país, ele depende muito do sistema rodoviário. O transporte de cargas e pessoas é feito, em sua grande maioria, pelas rodovias. E a condição dessas rodovias, ela impacta no cidadão e a gente tem rodovias com pavimentos com muitos problemas. Elas acabam diminuindo a segurança e o conforto do usuário, aumentam o consumo de combustível, aumentam a necessidade de se fazer manutenções nos veículos”, disse.
No Brasil, há mais de 1,5 milhão de km de rodovias, sendo que apenas 12% deste território é asfaltado, conforme pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT), de 2018. Lara afirmou que é pouco, diante da importância da malha rodoviária para o país, mas que ainda assim, são muitos quilômetros e isso faz com que a manutenção seja um desafio.
Ouça a entrevista na íntegra:
O projeto da estudante, intitulado “Método expedito de inspeção de superfície de pavimento com uso de imagens”, deve funcionar para a detecção de problemas nas rodovias, evitando que inspetores se locomovam desnecessariamente até determinada região e otimizando recursos. “A ideia é pegar esses investimentos que vão para a parte de inspeção e direcionar eles para o local correto”, afirmou.
A ideia por trás do projeto é utilizar as imagens do Google Earth e do Maps para ter acesso aos locais e poder monitorar a situação dos pavimentos. A estudante detalha que deverá ser traçado um paralelo, com o registro da última inspeção nas rodovias, além de um estudo em relação as atualizações das imagens pelos serviços do Google que, geralmente, são feitas anualmente.











