Ação visa ensinar alunos e professores da rede municipal de ensino sobre a importância do consumo consciente (Foto: Divulgação)
O Projeto Formação do Consumidor Consciente chegará a Escola Municipal Virginia Gomes Pereira nesta terça-feira (29). Técnicos do Procon Municipal levarão aos alunos do 6º ao 9° ano um debate sobre educação e consumo. O debate será a partir das o horas na escola que está localizada no Setor Santo Hilário.
O Projeto do Procon Municipal foi criado para contribuir na formação das crianças e adolescentes. O principal objetivo da formação é ensinar deveres e direitos dos consumidores, contribuindo para tornar as crianças e adolescentes cidadãos conscientes de seu papel como consumidor, segundo informações da assessoria da Prefeitura de Goiânia.
Cerca de 320 estudantes de 12 a 16 anos participarão da ação na Escola Municipal Virginia Gomes Pereira. No debate, os alunos receberão informações sobre garantia e direito à informação, produto e serviço durável e não durável, fornecedor, conceitos de consumidor e irão aprender sobre o Código de Direito do Consumidor (CDC) e conehecerão o Programa de Proteção Municipal de Defesa ao Consumidor.
Na quarta-feira (30) será a vez dos estudantes da Escola Municipal Santo Antônio, localizada no Setor Asa Branca. O superintendente do Procon Goiânia, Walter Silva, disse que a o Projeto Formação do Consumidor Consciente seguirá até o final do ano e mais escolas participaram da ação. “Acreditamos na educação para o consumo como a principal vertente para tornar cidadãos conscientes de seus deveres e direitos”. Walter Silva afirmou que “temos que buscar ensinar isso desde bem cedo, porque acreditamos que as crianças são agentes multiplicadoras e que levarão essas informações para suas casas, disseminando essa ideia para toda a família”, destacou.
O Procon Municipal irá instruir os estudantes sobre prazo de validade e às condições dos produtos, pesquisar os preços antes de efetuar a compra, solicitar informações sobre a garantia; conferir as características do produto, exigir por escrito o prazo de entrega, exigir manual em Língua Portuguesa, conferir e anotar o CNPJ e o endereço físico do fornecedor no caso de compras pela internet, entre outros assuntos.
Confira o endereço das escolas:
Terça-feira 29/10 – 8h
Escola Municipal Virginia Gomes Pereira (Av. Hilário Sebastião de Figueiredo, 1101 – QD 4 – Setor Santo Hilário)
Quarta-feira 30/10 – 8h
Escola Municipal Santo Antônio (Rua ASA 3, 148 – Setor Asa Branca)