Junior Kamenach
Junior Kamenach
Jornalista, repórter do Sagres Online e apaixonado por futebol e esportes americanos - NFL, MLB e NBA

Renegociação de dívidas do Fies começa nesta terça-feira (7)

O programa de renegociação de dívidas de estudantes vinculados ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) terá início a partir de terça-feira, 7. Sendo assim, este programa é para os estudantes que firmaram contratos com o Fies até o final de 2017 ou que possuam débitos pendentes até 30 de junho de 2023. Para participar, os interessados devem procurar agências da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil.

O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou que os descontos podem chegar a até 100% dos juros e multas. Além disso, mesmo aqueles que estão com os pagamentos em dia terão benefícios para quitar o valor principal da dívida. Atualmente, há 1,2 milhão de estudantes e graduados pelo Fies que se encontram inadimplentes, totalizando uma dívida de R$ 54 bilhões.

“A preocupação é dar celeridade e urgência para que a gente possa atender esses 1,2 milhão de pessoas. O que queremos deixar seguro é que está garantido o direito de tirar o nome sujo dessas pessoas e resolver o problema”, pontuou o ministro.

De acordo com o ministro, o comitê gestor do Fies aprovou as condições para a renegociação na última sexta-feira, 3. O documento com as informações detalhadas foi publicado no Diário Oficial da União na segunda, 6.

Condições

Para os devedores com dívidas vencidas e não pagas há mais de 90 dias em 30 de junho de 2023, as condições incluem um desconto de até 100% sobre os encargos (juros e multas) e um desconto de 12% sobre o valor financiado pendente para pagamento à vista. Alternativamente, eles podem optar pelo parcelamento em até 150 prestações mensais e sucessivas do valor financiado pendente, com um desconto de 100% nos encargos, mantendo as demais condições do contrato, incluindo garantias e eventuais taxas.

Os estudantes com débitos vencidos e não pagos por mais de 360 dias em 30 de junho de 2023, que estão inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) ou foram beneficiários do Auxílio Emergencial em 2021, terão direito a um desconto de até 99% do valor total da dívida, incluindo o montante principal, através da liquidação completa do saldo devedor em até 15 prestações mensais.

Já os estudantes com débitos vencidos e não pagos por mais de 360 dias em 30 de junho de 2023, que não se enquadram na hipótese anterior, poderão obter um desconto de até 77% do valor total da dívida, incluindo o valor principal, através da liquidação completa do saldo devedor em até 15 prestações mensais consecutivas.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 04 – Educação de Qualidade

Leia mais:

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.