A Universidade Federal de Goiás (UFG) tem 10 docentes no ranking que classifica os cientistas com maior  notoriedade e relevância no mundo. O ranking “Updated science-wide author databases of standardized citation indicators” cataloga os cientistas de acordo com os impactos dos projetos e pesquisas que os especialistas realizam ao longo de suas carreiras.

O ranking é elaborado pela editora científica Elsevier por meio de análise de publicações científicas do Scopus, maior base de dados científicos do mundo. Assim, a participação brasileira na lista inclui cientistas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), da Universidade de São Paulo (USP) e da UFG. Confira os dez nomes da UFG abaixo.

Pesquisadores da saúde

Carlos Carlos Estrela é docente da Faculdade de Odontologia da UFG desde 1993, mas também atua no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Faculdade de Medicina.  

Carolina Horta Andrade é professora da Faculdade de Farmácia e do Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical e Saúde Pública, do Instituto Patologia Tropical e Saúde Pública.

José Realino de Paula também é professor da Faculdade de Farmácia e do Programa de Pós-Graduação em Inovação Farmacêutica.

Cientistas biológicos

José Alexandre Felizola Diniz-Filho está na UFG há 29 anos e atua no Instituto de Ciências Biológicas (ICB). Além disso, o docente está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução e Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular. 

Luis Mauricio Bini e Rafael Dias Loyola também são docentes do ICB e também atuam no  Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução.

O ranking também conta com Arthur Anker, do Programa de Pós-Graduação de Biodiversidade Animal do ICB.

Química, ciências ambientais e docente emérito

Wendell Coltro atua no Instituto de Química (IQ) da UFG e é o diretor da unidade acadêmica. 

Edgardo Manuel Latrubesse é professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais.

Alejandro Ostermayer Luquetti é Professor Emérito da UFG desde 2012 e atuava no Iptsp. O docente tem destaque na pesquisa sobre a doença de Chagas e contribuiu para o centro de referência regional de laboratório de coleções biológicas na universidade. 

*Informações da Secom UFG

Leia mais: