Uma turma de 19 estudantes do Centro de Ensino Lucas Coelho, do município de Benedito Leite, no Maranhão, desenvolveu um bioplástico a partir do babaçu. A ideia dos alunos partiu das aulas sobre consumismo e resíduos na disciplina de geografia, da professora de geografia Marinalva de Morais Souza.
“Os alunos colocaram a criatividade e o aprendizado na experiência de trazer ideias reais e possíveis. Tivemos dificuldade para encontrar informações sobre esse tipo de produto”, contou a professora.
Por isso, então, a professora buscou a ajuda do professor de química Luís César Rodrigues, para desenvolver com seus estudantes uma solução mais sustentável ao plástico a partir de uma matéria-prima local. Depois de uma investigação, os estudantes chegaram ao babaçu como a alternativa possível.
Bioplástico do babaçu
O babaçu é uma palmeira nativa da América do Sul e é, portanto, encontrada facilmente no Maranhão. Suas sementes são comestíveis e o óleo extraído delas é usado na culinária, medicina e tem potencial para ser um biocombustível. Os estudantes aproveitaram uma parte da casca do babaçu conhecida como endocarpo.
O processo para transformar a matéria-prima em bioplástico para por fases como extração do endocarpo, moagem, secagem e trituração. Logo após, surgem os componentes celulósicos que dão espaço à polimerização, que se tornará depois um material que se parece com o plástico.
“O bioplástico derivado do endocarpo do babaçu é biodegradável e renovável, proporcionando uma alternativa sustentável aos plásticos convencionais. Além disso, sua produção pode impulsionar a economia local, gerando empregos e agregando valor aos resíduos, que muitas vezes são deixados de lado”, contou Marinalva.
Solução sustentável
O sucesso dos estudantes chegou após várias tentativas falhas de encontrar um material que de fato se torne plástico. Portanto, o próximo passo é levar o bioplástico de babaçu para avaliação de profissionais e buscar empresas interessadas em fabricar o produto.
“Mostramos a capacidade da escola em superar desafios e, em pouco tempo, pensamos em uma solução mais sustentável para o planeta”, concluiu Marinalva.
*Com CicloVivo
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 04 – Educação de qualidade e o ODS 09 – Indústria, inovação e infraestrutura.
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